No seguimento de um ciclo de contactos com agentes empresariais, Ricardo Rio visitou a empresa Promecel - Indústria de Componentes Mecânicos e Elétricos, Lda. José Silva e Pedro Almeida, gerentes da empresa, acompanharam Ricardo Rio nesta iniciativa, assim como Agostinho Fernandes, candidato dos “Juntos Por Braga” à Junta de Adaúfe, freguesia onde a Promecel está sediada.
Fundada em 1985, a Promecel é uma empresa que atua nas áreas da indústria metalomecânica e elétrica, produzindo bastante para o ramo automóvel - atualmente trabalha com várias marcas reconhecidas no mercado -, assim como para vários outros sectores. “Cerca de 95% da nossa faturação é proveniente, direta e indiretamente da exportação. Esta é uma aposta clara da empresa porque, como todos sabemos, o mercado interno está a atravessar um período de grandes dificuldades”, explicaram, salientando que esta inversão no funcionamento da empresa se iniciou há cerca de três anos: “Efetuamos um investimento grande em máquinas e novos processos de fabrico, que tem trazido o devido retorno. Neste período, procurámos novos mercados, aumentamos a faturação e contratámos mais 24 colaboradores”.
Segundo Ricardo Rio, a Promecel é um exemplo de que o investimento na modernização e na procura de novas soluções são a melhor forma para contornar os obstáculos. “Este é um caso que nos deve encher a todos de orgulho, já que se trata de uma empresa que está a provar que a qualidade e a inovação são a melhor opção para contornar a crise. É este o caminho a seguir para conseguirmos criar riqueza e desenvolvermos economicamente a região”, sublinhou.
Dada esta rápida evolução, a Promecel começa a sentir a necessidade de estabelecer parcerias com outras empresas, de forma a conseguir sustentar o atual ritmo de crescimento. José Silva considerou que esta é uma área em que a Câmara Municipal poderia promover um “clima de maior sinergia e entreajuda” entre as empresas, organizando eventos que possibilitassem o contacto e o fomento de sinergias que, na sua opinião, acabariam por beneficiar “tanto as empresas como o próprio concelho”. O gerente da Promecel pediu também que a autarquia tenha atenção às condições oferecidas pelo Parque Industrial de Adaúfe, que afirmou ser “o principal da cidade” e que merece melhores acessos, assim como mais sinalização e condições de limpeza.
Sobre este assunto, o líder dos “Juntos Por Braga” sublinhou que esta é uma área onde pretende que a próxima gestão autárquica tenha uma intervenção diferente e bem mais ativa. “Sabemos que as coisas não caem do céu e que se queremos bons resultados a nível económico, teremos de trabalhar muito para que isso aconteça. Vamos efetuar todos os esforços no sentido de apoiar a atividade empresarial e tornar Braga uma cidade atrativa para os empresários, apostando forte na captação de investimento e dando às empresas todas as condições de que necessitam”, reforçou.
Por fim, a Promecel garantiu que, no futuro próximo, o objetivo passa por crescer ainda mais e de forma sustentada. “Somos ambiciosos e temos plena consciência da qualidade do trabalho que desenvolvemos, pelo que encaramos esse objetivo como realista e perfeitamente ao alcance”, disse, sublinhando que a empresa continua a apostar na modernização e que está a expandir-se para o mercado sul-americano: “Orgulhámo-nos de poder contar com 72 colaboradores jovens, competentes e motivados”.