Goreti Machado será a candidato às próximas eleições autárquicas na União de Freguesias de Nogueira, Fraião e Lamaçães, liderando a equipa dos “Juntos Por Braga”. Goreti Machado assume esta candidatura com o objectivo de colocar as três freguesias no rumo do desenvolvimento e do progresso que estas merecem.
Maria Goreti Sá Maia da Costa Machado tem 61 anos e é casada. Fez os seus estudos secundários em Braga, tendo-se licenciado em Humanidades pela Universidade Católica Portuguesa. Profissionalmente, desempenhou as funções de professora do Ensino Preparatório e Secundário em Braga, Taipas e Póvoa de Lanhoso. Ao longo dos anos, desenvolveu várias actividades de relevo a nível associativo e político. É fundadora da Associação de Solidariedade Social S. Tiago de Fraião e da Associação de Pais da Escola EB1 de Fraião. Actualmente exerce funções como Vice-Presidente da Assembleia Geral do Bombeiros Voluntários de Braga e como Presidente da Associação Portuguesa de Paramiloidose do Núcleo de Braga, sendo Vice-Presidente da Direcção Nacional da mesma Associação. Desempenhou várias funções autárquicas, como Secretária e Presidente da Junta de Freguesia de Fraião, sendo actualmente Presidente da Assembleia de Freguesia. Recorde-se ainda que esteve como Deputada na Assembleia da República na IX legislatura.
A candidata à união de freguesias pretende modernizar as três freguesias, dotando-as de melhor qualidade de vida para os seus habitantes. “Vamos trabalhar em proximidade com as pessoas, que podem contar com uma Junta disponível para as ouvir e para resolver os seus reais problemas”, garante.
Goreti Machado reconhece que há muito para fazer e que está bem ciente das responsabilidades que a esperam. “Estamos perante um projecto ambicioso, que engloba três freguesias com enormes potencialidades. Queremos fazer de Nogueira, Fraião e Lamaçães uma das principais zonas da cidade e onde as populações possam usufruir de todas as condições para se fixarem e constituírem família”, sublinha, destacando que para além da prioridade que será dada à acção social, é fundamental investir-se em espaços verdes para crianças e famílias usufruírem e ter uma maior atenção às questões do urbanismo.
Segundo a candidata à união de freguesias, a equipa que a acompanha dá todas as garantias de qualidade e dinamismo para atingir os objectivos a que se propõe. “Temos uma equipa jovem e com muita vontade de trabalhar. Estou certa de que as pessoas irão reconhecer a qualidade dos nossos elementos e da nossa candidatura, que é a melhor opção para o futuro das três freguesias”, diz.
De acordo com Goreti Machado, o trabalho desenvolvido por António Machado, em Fraião, e por Fernando Peixoto, em Lamaçães, foi “essencial” para estas freguesias e irá ter a “merecida” continuidade. “Vamos trabalhar no seguimento daquilo que de muito positivo se tem feito em Fraião e Lamaçães, estendendo a Nogueira os benefícios de uma gestão séria, responsável e dedicada”, assegura.
Por fim, Goreti Machado considera ainda extremamente importante que a vitória na união de freguesias seja acompanhada pela vitória dos “Juntos Por Braga” para a autarquia: “Contamos que o próximo ciclo na Câmara Municipal de Braga, com Ricardo Rio na liderança, traga consigo uma muito maior preocupação e interesse pelos problemas das freguesias, que até ao momento não tem acontecido, para que possamos ganhar um novo fôlego”.