"Queremos que Braga se torne um destino de excelência do Turismo Religioso"


Ricardo Rio reuniu com a TUREL 

Dando seguimento a uma série de contactos com os agentes de desenvolvimento locais, Ricardo Rio, líder dos “Juntos Por Braga”, acompanhado por alguns dos candidatos à Vereação, reuniu com a Cooperativa TUREL – Turismo Cultural e Religioso. A reunião teve o intuito de conhecer o trabalho da TUREL e de compreender as necessidades desta cooperativa contando com a presença do Cónego Dr.º José Paulo Abreu, Presidente da Cooperativa, Eng Abílio Vilaça, Vice-Presidente e Dr.º Hugo Sá, Director da área de agência de viagens.

A TUREL dedica-se à promoção, dinamização e comercialização de produtos e serviços ligados ao turismo cultural e religioso, tendo clientes da Dinamarca, Holanda, Espanha, França, Brasil, Tunísia entre outros que, tiveram oportunidade de conhecer o potencial de turismo que existe no Minho, muito por via da presença da TUREL em duas feiras internacionais e de diversas acções de promoção no exterior. 

Como explicou Hugo Sá, a TUREL tem vindo a apostar em diversos projectos sem recorrer a subsídios e muitos deles já são auto-sustentados. A cooperativa aposta também nas novas tecnologias, ao nível da produção de conteúdos internet com informação complementar para Turistas e ao respectivo acesso por diversos canais, com explicação de roteiros para adultos e crianças e um site renovado. 

A formação também não está esquecida e a TUREL avançou, sem apoios, com um projecto-piloto para formação dos taxistas que contou com a participação da Antral. 

Ricardo Rio mostrou-se profundamente agradado com estes projectos mas, foi confrontado com o facto de que a Câmara Municipal de Braga, ao contrário de várias outras do Norte e Centro, nunca aceitou o convite de adesão à TUREL - convite esse que foi lançado a primeira vez em 2002 e sistematicamente reiterado e recusado. 

No entender do Candidato é necessário implementar uma lógica de cooperação a partir da Autarquia para que seja possível criar sinergias que procurem dinamizar o potencial turístico que a cidade de Braga tem para oferecer aos turistas. Abílio Vilaça diz abertamente que “após a tomada de posse do Dr Ricardo Rio a TUREL vai de imediato fazer o pedido à Câmara para aderir à cooperativa.” Em resposta a este desafio e numa lógica de cooperação Rio afirma que “para nós faz todo o sentido associarmo-nos à TUREL e é o que pretendemos fazer após vencermos as próximas eleições autárquicas” 

Ainda no decorrer da reunião o vice-presidente abordou a forma como Braga estrutura e projecta o potencial turismo religioso: “É urgente que Braga reestruture toda a oferta turística como fez o Município de Guimarães que é nosso associado e já está a ver frutos desse trabalho.” Adiantou ainda que se deve reflectir de forma séria sobre a Semana Santa e a forma como é promovido esse potencial turístico, sendo que o S. João é outra festividade que, no entender de Vilaça precisa de ser reformulada para que o seu significado não seja desvirtuado. 

Por sua vez, Rio lamenta que Braga, “sendo por excelência a sede do património religioso se coloque à margem de todas as meritórias iniciativas que se tem desenvolvido em prol do turismo Bracarense” 

O Cónego José Paulo Abreu abordou ainda o tema da criação de emprego por parte do turismo religioso. No entender do presidente da TUREL Braga sendo o epicentro do turismo cultural e religioso tem todas as condições, numa parceria com a Câmara, a Diocense e a TUREL, de formar guias e salienta ainda que “ Temos que fazer um levantamento sólido do que temos de interessante para oferecer mas acredito que temos potencial para formar guias residentes nos santuários e monumentos e de criar muitos postos de trabalho.” 

Ricardo Rio mostrou-se empenhado em explorar esta questão e adianta, “é preciso que todos os intervenientes ao nível do turismo local se sentem à mesma mesa com a Autarquia para aprofundar todas estas questões e dar um volte face a estar área” 

A concluir, o candidato mostrou-se receptivo a todas as propostas apresentadas e lamentou a falta de empenho da Câmara, garantindo que da parte dos “Juntos por Braga” tudo vai fazer para que Braga seja efectivamente um destino de excelência de turismo religioso no contexto internacional. 

This entry was posted on 4 de agosto de 2013. You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0. You can leave a response.

Leave a Reply