Comunidade ganha com políticas de Responsabilidade Social das Empresas


“Juntos por Braga” visitou Associação Maconde 

No seguimento de uma série de visitas que a coligação “Juntos por Braga” tem vindo a efectuar às diversas instituições de solidariedade social (IPSS), Ricardo Rio, candidato à Presidência da Câmara Municipal de Braga, e Fernando Almeida, candidato à Presidência da Junta da União de Freguesias Maximinos, Sé e Cividade, visitaram a Associação Maconde. Os responsáveis pela instituição, Olga Domingues, Maria José Gomes e Abílio Gomes acompanharam a iniciativa. 

A Associação Maconde iniciou a sua actividade em 1993 e nasceu do empenho de um grupo de trabalhadores da unidade fabril “Maconde”, que contou desde a primeira hora com uma forte colaboração da gestão desta Empresa. Após o encerramento da mesma, esta IPSS tem vindo a fazer obras de melhorias no edifício da antiga fábrica que acabaram por adquirir num significativo esforço financeiro. Estas obras destinam-se a promover o bem-estar e o conforto dos seus utentes e tem recebido apoios pontuais de diversos organismos públicos. 

Ricardo Rio congratulou-se pelo contexto de onde emergiu a instituição, realçando a importância de se estimular a generalização de práticas de responsabilidade por parte do tecido empresarial e dos próprios organismos públicos: “Não era comum uma empresa preocupar-se com o bem-estar dos seus colaboradores ao ponto de criar uma creche para os filhos destes”. Após o encerramento da fábrica, os operários não baixaram os braços e a comissão de trabalhadores assumiu a continuidade da creche e do ATL já antes convertidos em IPSS. O candidato de “Juntos por Braga” salienta que “conseguiram continuar a trabalhar e a desenvolver este serviço hoje tão importante para todo o Concelho.” 

E é precisamente por este ser um serviço tão importante para a comunidade que o Autarca considera que “é essencial que as instituições públicas, quer seja a Junta quer seja a própria Câmara, se envolvam e colaborem de forma continua e não pontual para a concretização dos projectos desta entidade e para o desenvolvimento da sua actividade”. 

Já o candidato à União de Freguesias Maximinos, Sé e Cividade, Fernando Almeida, realçou que esta “foi uma oportunidade para conhecer de perto as múltiplas dificuldades que estas instituições de solidariedade têm, as quais são, infelizmente, comuns a muitas IPSS do concelho”. Salientou por isso que é “necessário o envolvimento de todos” mas realçou aspectos positivos que esta Associação tem em particular. “A Associação Maconde tem feito um óptimo trabalho e tem muitas potencialidades como é o caso das instalações, a qualidade dos seus recursos humanos, a entrega dos seus dirigentes e a envolvência com a comunidade”, realçou. 

Olga Domingues, uma das responsáveis da Associação confessa que a manutenção das instalações são o maior objectivo que têm para conferir bem-estar aos utentes: “Esta casa tem 20 anos e para dar boa qualidade aos nossos utentes são essenciais obras de manutenção”, um trabalho que tem sido realizado de forma “metódica e com muito esforço.” Refere ainda que a Junta “nunca ajudou muito”. “No início, quando havia fábrica dava-nos um subsidio no Natal para ajuda na aquisição das prendas mas depois não sabemos porque deixou de dar”, lamentou. Segundo esta responsável, “a continuidade da actividade exige a colaboração de todos, na medida do possível”.

This entry was posted on 3 de agosto de 2013. You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0. You can leave a response.

Leave a Reply