Aposta na inovação e no progresso tem permitido o crescimento da empresa |
Ricardo Rio, líder dos “Juntos Por Braga”, acompanhado de Firmino Marques, Agostinho Fernandes e outros Autarcas do “Juntos por Braga” visitaram a empresa “Jobasi - Acessórios Eléctricos e Bronzes, S.A.”, dando seguimento a um conjunto de contactos com agentes empresariais. José Eurico, administrador da Jobasi, acompanhou Rio durante esta iniciativa.
Como explicou José Eurico, a Jobasi dedica-se à produção de acessórios para instalações elétricas e linhas de telecomunicações, tendo clientes como a Portugal Telecom ou a EDP, para além da aposta mais recente no mercado externo. “Aliado a essa vertente, temos também a indústria de serralharia e fundição de metais, que se centra principalmente no fabrico de artigos decorativos em bronze”, afirmou, salientando que esta foi a atividade que deu origem à empresa, em 1948: “Com o passar dos anos, alargamos o âmbito de atuação em função das necessidades e da evolução do mercado”.
Na ocasião Ricardo Rio referiu que esta é uma empresa que tem sabido adaptar-se à evolução dos mercados e que está a retirar dai o devido retorno. “Num mercado cada vez mais competitivo, é preciso investir na inovação e no progresso para se obter sucesso. A Jobasi soube ser diferenciadora e atualmente apresenta uma excelente dinâmica, estabelecendo relações comerciais com vários países”, afirmou.
Segundo o administrador da empresa, a mudança de instalações da Rua Nova de Santa Cruz para o Parque Industrial de Adaúfe representou um investimento que se tem refletido no aumento do trabalho e da faturação. “Apesar de a conjuntura não estar a ajudar, procuramos novos mercados e temos tido sucesso nessa área. Estamos numa fase de crescimento ponderado e temos um projeto para aumentar brevemente estas instalações e, consequentemente, o número de colaboradores”, referiu, criticando apenas a fraca qualidade dos acessos ao Parque e a falta de alguns outros elementos, como as ligações para o Gás Natural.
José Eurico aproveitou ainda a oportunidade para lamentar que a Câmara Municipal não assuma uma postura de colaboração com o tecido empresarial, acabando por se constituir como um elemento obstrutivo do desenvolvimento das empresas. “Da nossa experiência, são vários os entraves que têm sido colocados sempre que necessitamos da autarquia para solucionar problemas e aprovar projetos. É fundamental que esta situação se altere e que as decisões sejam tomadas de forma mais célere, para que não se interfira nem se dificulte o funcionamento normal das empresas”, enfatizou, notando que essa é uma realidade que espera que se altere no próximo ciclo de gestão autárquica.
De acordo com Ricardo Rio, as queixas das empresas relativamente à escassez de cooperação da Câmara Municipal são “demasiado recorrentes” e representativas da falta de capacidade do atual executivo em contribuir para o crescimento económico do concelho. “Há uma evidente carência de sensibilidade para a importância destes assuntos que prejudica a atuação das empresas e impede que estas gerem riqueza e criem postos de trabalho. Esta é umas das áreas onde a mudança mais se vai sentir, já que para os ´Juntos Por Braga´ a colaboração em proximidade com as empresas será seguramente uma prioridade”; sublinhou.
A concluir, o administrador da Jobasi mostrou-se confiante no futuro próximo da empresa. “Temos tido sucesso na penetração no mercado externo, que já representa, direta ou indiretamente, 70% do nosso volume de faturação. Isso é algo que nos dá confiança e muita vontade de continuar a trabalhar da mesma forma séria e responsável, colocando a excelência no serviço e a qualidade dos produtos como patamar obrigatório”, finalizou.