Modalidade reclama mais apoios por parte da Câmara Municipal
Ricardo Rio, líder dos “Juntos Por Braga”, reuniu com a direção da Associação Portuguesa de Rope Skipping, uma atividade física que tem por base o aproveitamento desportivo do gesto de saltar à corda. Nuno Dias, Presidente da associação, e Sameiro Araújo, candidata a vereadora pelos “Juntos Por Braga”, acompanharam Rio durante esta iniciativa.
Como explicou Nuno Dias, a associação foi fundada em 2011 por um conjunto de professores de Educação Física com o objetivo de regulamentar, promover e desenvolver o Rope Skipping em Portugal. “Esta é uma estrutura pré-federativa, já que pretendemos que se desenvolva e, a média prazo, torne uma Federação de Utilidade Pública Desportiva, a primeira com sede em Braga”, afirmou, indicando que para que isso aconteça é necessário aumentar o número de praticantes – atualmente são 150 os atletas filiados, mas a meta da associação passa por atingir os 500 nos próximos dois anos - e continuar com a organização periódica de competições.
O Presidente da associação aproveitou a oportunidade para lamentar a escassa recetividade da Câmara Municipal de Braga para apoiar e incentivar a modalidade. “Devido a essa falta de interesse e apoio da autarquia, em 2012 acabámos por organizar o Campeonato da Europa de Masters de Rope Skipping em Guimarães, que nos recebeu de braços abertos. No futuro, gostaríamos de realizar um evento dessa envergadura em Braga, mas para isso é fundamental uma postura diferente da Câmara Municipal”, enfatizou, sublinhando que tem esperança de que o próximo ciclo autárquico traga outra abertura ao diálogo: “Em grande parte das coisas de que precisamos não está sequer envolvido dinheiro, apenas vontade de fazer melhor e diferente. Para nós, dada a falta de apoios, as ajudas logísticas transformam-se em dinheiro”.
Por seu turno, Ricardo Rio considerou que a autarquia deve aproveitar de maneira muito diferente as oportunidades que surgem para promover a prática desportiva no concelho. “É essencial que haja uma mudança na postura da Câmara Municipal, cuja obrigação é ter uma sensibilidade maior relativamente a estes assuntos, que nem sequer envolvem despesas relevantes. Da nossa parte, tudo faremos no sentido de desenvolver a modalidade para que em breve se realize uma competição internacional de Rope Skipping em Braga”, adiantou, afirmando que também na área da comunicação e divulgação da modalidade a autarquia pode assumir um papel importante.
O Rope Skipping, que tem a principal base de atletas em Braga, é já praticado em algumas escolas do concelho. “Temos equipas na Escola André Soares, Colégio João Paulo II e Edifacoop, para além de um Centro de Treinos nos Congregados onde recebemos todos os que queiram praticar a modalidade”, garantiu, destacando que estão totalmente disponíveis e interessados em alargar o projeto a mais escolas.
Nesse sentido, o candidato à Presidência da Câmara Municipal de Braga recordou que os “Juntos Por Braga” sempre defenderam a prática de desporto entre os jovens, o ecletismo desportivo e o apoio da autarquia às camadas jovens dos vários clubes. “O Rope Skipping está numa fase de crescimento e queremos ser um parceiro na expansão da modalidade, sobretudo entre os mais novos”, garantiu.
Por fim, Nuno Dias salientou que o Rope Skipping é uma modalidade que envolve muito mais do que simplesmente saltar à corda. “É um desporto onde se utiliza a corda como uma forma de expressão corporal, através de diversos saltos, acrobacias e manejos da corda. Temos provas de velocidade, resistência, potência e Freestyle; e pode-se competir individualmente ou por equipas”, disse, sublinhando que a modalidade, para além de simples e económica, é benéfica para a saúde, contribuindo para a coordenação motora dos jovens: “O Rope Skipping é um excelente método de desenvolvimento da aptidão física, ajudando na flexibilidade, ritmo, resistência, agilidade, equilíbrio, etc.”.