Centro Social da Paróquia de Adaúfe recebeu visita de Ricardo Rio


Instituição desenvolve trabalho precioso para minorar carências no apoio social à terceira idade 

Ricardo Rio, líder dos “Juntos Por Braga”, visitou as obras a decorrer no novo Centro Social da Paróquia de Adaúfe. O Padre José Sepúlveda, Presidente do Centro, e Agostinho Fernandes, candidato à Junta de Freguesia de Adaúfe pelos “Juntos Por Braga”, acompanharam Rio durante esta iniciativa. 

Como explicou o Padre José Sepúlveda, o Centro Social existe desde 1995 e atualmente está a funcionar de forma provisória nas instalações da residência paroquial. “Ao longo dos anos, fomos realizando várias obras de remodelação nesse edifício, inclusivamente um salão novo para o centro de dia, mas a verdade é que não reunimos as condições ideais. Deparámo-nos então com três cenários: reajustar o edifício, fazer um novo ou fechar”, afirmou, salientando que na impossibilidade de alteração da estrutura do património da paróquia, a opção recaiu sobre a construção de um edifício novo: “Fechar estava completamente fora de questão, este é um apoio social que não podemos retirar aos idosos”. 

Segundo Ricardo Rio, esta IPSS, à semelhança de muitas outras no concelho, desenvolve um trabalho social muito importante no apoio às populações mais carenciadas. “Nos tempos que correm, marcados por enormes dificuldades, este tipo de instituições dão uma ajuda preciosa às comunidades. Sabemos das carências que existem em Braga no apoio à terceira idade, pelo que o trabalho aqui efetuado tem de ser elogiado e merecedor de toda a ajuda que os organismos públicos possam dar”, afirmou, garantindo que a ação social é uma das principais prioridades dos “Juntos Por Braga”. 

O candidato à Presidência da Câmara Municipal mostrou-se muito agradado com o decorrer das obras, manifestando o seu total apoio a este projeto. “Será um edifício que proporcionará condições de exceção para os seus utentes. Esta obra é o espelho do esforço e dedicação de todos os que trabalham no Centro e com ele colaboram, sempre em prol dos mais carenciados”, afirmou. 

O Padre José Sepúlveda sublinhou que o novo edifício, que prevê que esteja finalizado em finais de Setembro e que possa abrir ainda este ano, terá as valências de Centro de Dia e Apoio Domiciliário, duplicando a capacidade atual. “Vamos acolher 20 idosos no centro de dia e 30 no apoio domiciliário. Temos também o projeto aprovado para construção de um Lar de idosos no futuro, que terá de ser num novo edifício, apesar de este que está a ser erguido já ter capacidade de reposta para algumas necessidades do Lar, como a lavandaria, refeitório, etc.”, apontou, apesar de assumir que o Lar é um “sonho” que só se tornará realidade se estiverem reunidas condições financeiras para o projeto avançar: “É um projeto que nos anima e inquieta ao mesmo tempo, mas estamos a fazer todos os esforços para que se realize este desejo”. 

Nesse sentido, também o líder dos “Juntos Por Braga” afirmou que é importante dotar esta zona de uma valência de Lar de terceira idade. “Estamos conscientes das dificuldades de resposta social a este nível nesta freguesia e nas redondezas, pelo que podem contar com todo o nosso empenho para que o Centro continue a desempenhar o fantástico auxílio social que presta e, se possível, estenda esse apoio a mais idosos e famílias”, garantiu. 

A finalizar, o Presidente do Centro Social agradeceu a “generosidade extrema” e a “boa vontade” da população, amigos e empresas da região que tornaram este projeto do novo centro possível. “Uma vez que não tivemos qualquer tipo de apoios do Estado, só assim pudemos avançar com estas obras. Tendo em conta a crise que atravessamos, esta solidariedade é ainda mais digna de registo”, afirmou, destacando que espera que no próximo ciclo autárquico a Junta de Freguesia e a Câmara Municipal apoiem a instituição no que puderem, nomeadamente nos arranjos e infraestruturas exteriores ao edifício.

This entry was posted on 21 de agosto de 2013. You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0. You can leave a response.

Leave a Reply