Construção de Lar para dar resposta a lacuna no apoio aos idosos da região é a prioridade |
Ricardo Rio, líder dos “Juntos Por Braga”, visitou o Patronato de São Pedro de Maximinos, numa iniciativa que lhe permitiu reforçar a necessidade da autarquia em estar mais próxima das IPSS´s do concelho. O Padre Manuel Miranda, Presidente da direcção, recebeu o candidato à Câmara Municipal, que esteve também acompanhado por Fernando Almeida, candidato à Junta de Freguesia de Maximinos.
Terminar o projecto do Lar é o grande sonho da instituição, que recentemente efectuou obras nas suas instalações e possui as valências de creche, pré-escolar, centro de dia e apoio domiciliário. “Este é um edifício novo e que já foi concebido para receber o lar, cujas estruturas estão construídas, faltando apenas as obras no interior. Estamos a aguardar luz verde no projecto para proceder à sua abertura”, afirmou, salientando que este tipo de apoio é uma carência em Maximinos e nas freguesias vizinhas: “Maximinos é uma freguesia grande e com muitos idosos, o mesmo acontecendo na Sé, Cividade, etc. Pelo que posso constatar, estou certo de que se o lar, com capacidade para mais de 45 pessoas, estivesse em funcionamento, estaria totalmente cheio”.
Nesse sentido, Rio assegurou que os “Juntos Por Braga” farão o que estiver ao seu alcance para que o sonho do lar se torne brevemente numa realidade e a instituição possa auxiliar cada vez mais cidadãos necessitados da comunidade. “O apoio prestado por este tipo de instituições tem uma enorme importância social no concelho, pelo que cabe à autarquia a responsabilidade e o dever de as apoiar nas suas pretensões e projectos, sendo que são as populações que irão beneficiar desse auxílio”, garantiu.
O Padre Manuel Miranda sublinhou também que seria essencial que os Transportes Urbanos tivessem à disposição horários e itinerários mais ajustados às necessidades dos idosos. “É preciso melhorar a mobilidade na cidade, para que a população sénior se possa deslocar em qualquer hora de autocarro e tenha mais qualidade de vida. Temos idosos com autonomia que, se lhes fosse concedida a oportunidade, viriam para o centro de dia de autocarro”, apontou, afirmando que a aplicação de tarifas municipais mais baixas seria outra forma muito importante de aliviar financeiramente as instituições: “Era bom que pudéssemos receber essa ajuda da autarquia e também de outros agentes da sociedade, já que o nosso trabalho é feito unicamente em prol do bem-estar das populações”.
Para o líder dos “Juntos Por Braga”, essas são vertentes onde a acção do próximo executivo municipal, que irá liderar, mais se fará sentir. “Em relação ao actual executivo, vamos mudar radicalmente a postura, assumindo o compromisso de, entre várias outras medidas de apoio à população mais carenciada, alargar os horários de acesso aos autocarros por parte dos idosos e diminuir as tarifas municipais a aplicar às IPSS´s. Faremos da acção social uma verdadeira prioridade”, garantiu.