Ricardo Rio visitou Patronato de São Pedro de Maximinos

Construção de Lar para dar resposta a lacuna no apoio aos idosos da região é a prioridade


Ricardo Rio, líder dos “Juntos Por Braga”, visitou o Patronato de São Pedro de Maximinos, numa iniciativa que lhe permitiu reforçar a necessidade da autarquia em estar mais próxima das IPSS´s do concelho. O Padre Manuel Miranda, Presidente da direcção, recebeu o candidato à Câmara Municipal, que esteve também acompanhado por Fernando Almeida, candidato à Junta de Freguesia de Maximinos.

Terminar o projecto do Lar é o grande sonho da instituição, que recentemente efectuou obras nas suas instalações e possui as valências de creche, pré-escolar, centro de dia e apoio domiciliário. “Este é um edifício novo e que já foi concebido para receber o lar, cujas estruturas estão construídas, faltando apenas as obras no interior. Estamos a aguardar luz verde no projecto para proceder à sua abertura”, afirmou, salientando que este tipo de apoio é uma carência em Maximinos e nas freguesias vizinhas: “Maximinos é uma freguesia grande e com muitos idosos, o mesmo acontecendo na Sé, Cividade, etc. Pelo que posso constatar, estou certo de que se o lar, com capacidade para mais de 45 pessoas, estivesse em funcionamento, estaria totalmente cheio”.

Nesse sentido, Rio assegurou que os “Juntos Por Braga” farão o que estiver ao seu alcance para que o sonho do lar se torne brevemente numa realidade e a instituição possa auxiliar cada vez mais cidadãos necessitados da comunidade. “O apoio prestado por este tipo de instituições tem uma enorme importância social no concelho, pelo que cabe à autarquia a responsabilidade e o dever de as apoiar nas suas pretensões e projectos, sendo que são as populações que irão beneficiar desse auxílio”, garantiu.

O Padre Manuel Miranda sublinhou também que seria essencial que os Transportes Urbanos tivessem à disposição horários e itinerários mais ajustados às necessidades dos idosos. “É preciso melhorar a mobilidade na cidade, para que a população sénior se possa deslocar em qualquer hora de autocarro e tenha mais qualidade de vida. Temos idosos com autonomia que, se lhes fosse concedida a oportunidade, viriam para o centro de dia de autocarro”, apontou, afirmando que a aplicação de tarifas municipais mais baixas seria outra forma muito importante de aliviar financeiramente as instituições: “Era bom que pudéssemos receber essa ajuda da autarquia e também de outros agentes da sociedade, já que o nosso trabalho é feito unicamente em prol do bem-estar das populações”.

Para o líder dos “Juntos Por Braga”, essas são vertentes onde a acção do próximo executivo municipal, que irá liderar, mais se fará sentir. “Em relação ao actual executivo, vamos mudar radicalmente a postura, assumindo o compromisso de, entre várias outras medidas de apoio à população mais carenciada, alargar os horários de acesso aos autocarros por parte dos idosos e diminuir as tarifas municipais a aplicar às IPSS´s. Faremos da acção social uma verdadeira prioridade”, garantiu.

This entry was posted on 19 de setembro de 2013. You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0. You can leave a response.

Leave a Reply