“É essencial alargar o serviço dos TUB e introduzir preços mais acessíveis para os cidadãos carenciados” |
Ricardo Rio, candidato à Presidência da Câmara Municipal, contactou directamente com utilizadores dos Transportes Urbanos de Braga (TUB), viajando em vários autocarros da empresa e atravessando diferentes pontos do concelho, numa iniciativa que lhe permitiu perceber as principais preocupações e sugestões dos cidadãos. Esta foi também uma forma de Rio reafirmar a sua intenção de alargar o serviço dos TUB e de introduzir preços mais acessíveis para as pessoas carenciadas, afastando de vez as várias mentiras veiculadas de que pretende terminar com os autocarros ou com os passes sociais: “Há quem tenha interesse em espalhar estes rumores totalmente infundados, mas o nosso programa é só um e defende intransigentemente os interesses das pessoas. Os Bracarenses não se deixarão enganar e saberão reconhecer quem sempre esteve do seu lado”.
Como explicou Ricardo Rio, com os “Juntos Por Braga” os reformados e pensionistas terão direito a benefícios no acesso aos autocarros durante todo o dia, e não apenas fora dos horários de ponta. “Não faz sentido a população sénior estar restringida nos seus horários, podendo apenas usufruir do serviço em alturas de menor intensidade de passageiros. Connosco, não haverá Bracarenses de primeira e outros de segunda, pelo que poderão usufruir dos autocarros a qualquer hora, de forma a poderem circular livremente e a terem maior qualidade de vida”, assumiu.
Outra das medidas que o líder dos “Juntos Por Braga” irá introduzir quando liderar o executivo municipal será a de garantir que os todos os cidadãos terão acesso gratuito aos transportes públicos nos 6 meses subsequentes à entrada no desemprego. “Pretendemos criar condições para que os desempregados tenham mobilidade e possam ter mais meios para procurar emprego, mostrando-lhes também que a autarquia está ao seu lado para os apoiar”, sublinhou, enfatizando que esta foi uma medida já apresentada pelos “Juntos Por Braga”, mas que foi chumbada pelo executivo socialista: “Este chumbo é bem representativo de quem realmente se preocupa com os problemas sociais das pessoas”.
Ricardo Rio assegurou também que os jovens em idade escolar manterão todas as regalias actuais no acesso aos transportes públicos. Por fim, afiançou que a rede de transportes públicos terá os seus percursos reforçados e a sua frequência e horários de acordo com as reais necessidades da população, sobretudo no que se refere às freguesias mais afastadas do centro. “Este é um serviço essencial para as pessoas e que tem de ser prestado da forma mais eficaz possível. São várias as queixas que temos ouvido em relação aos TUB, criticas essas intensificadas após a reestruturação da rede, pelo que esta será uma área que teremos obrigatoriamente de melhorar”, confirmou, destacando a importância de intensificar a ligação à Universidade e às residências universitárias em períodos nocturnos e durante o fim de semana.
Esta iniciativa ficou ainda marcada pela forma calorosa como Rio foi recebido pelas diversas pessoas com quem contactou, que expressaram a sua vontade em que a mudança aconteça no próximo dia 29 de Setembro.