ABRA deve dispor de todas as condições para aceder ao canil e contribuir para o bem-estar dos animais

Ricardo Rio visitou canil municipal e reuniu com ABRA

Ricardo Rio, líder dos “Juntos Por Braga”, visitou o canil municipal e reuniu com a direção da Associação Bracarense dos Amigos dos Animais (ABRA), que tem como objetivos primordiais minimizar o sofrimento dos animais que se encontram no canil de Braga e dignificar a sua vida. 

Como salientou Anabela Veloso, vice-presidente da associação, a ABRA, fundada em 2005, garante que os animais têm comida, água, agasalho e cuidados veterinários, quando tal se justifica. “Fazemos ainda a divulgação dos animais que vierem ter ao canil de abate para que possam ser adotados e tenham uma segunda oportunidade. Usamos de todos os meios ao nosso alcance para lhes arranjar um novo dono e evitar o destino fatal”, assumiu, sublinhando que os cerca de 50 voluntários da associação estão todos os dias no canil para tratar dos animais: “Estamos presentes todos os dias, seja em feriados, fins de semana, ou no Natal e na Páscoa, sempre em regime de voluntariado. Não há dia em que falhemos e é com este esforço que garantimos o bem-estar dos animais”. 

Em 2011, a AGERE revogou o protocolo com a ABRA, impedindo inclusivamente os elementos da associação de frequentarem o canil durante o mês de Agosto. Apesar de a proibição ter sido levantada, o protocolo continua a não existir, sendo esta uma situação que Anabela Velosa gostava de ver resolvida o quanto antes. “A inexistência de um protocolo com a AGERE constitui um problema, até porque estou certa de que sem a intervenção da ABRA seria totalmente impossível os animais terem o tratamento que merecem”, afirmou, acreditando que a existência desse protocolo é o mínimo exigível: “Mas enquanto isso não é possível, fazemos o nosso trabalho e engolimos alguns sapos, com a consciência de que o principal é o bem-estar dos animais e o restante fica para segundo plano”. 

Para Ricardo Rio, esta é uma situação que deve ficar resolvida o mais rapidamente possível. “Respeitamos imenso o trabalho da ABRA e queremos que disponham de todas as condições para fazerem aquilo que melhor sabem, que é tratar dos animais. São uma ajuda preciosa para o município nesta área e, na próxima gestão autárquica, irão contar com um apoio bem maior por parte dos ´Juntos Por Braga´ à vossa atividade”, garantiu, notando ainda que esse protocolo pode ir mais longe e envolver uma ajuda financeira à associação pelos serviços que presta. 

A falta de espaço no canil foi outra das principais preocupações expressas por Anabela Veloso. “O espaço é pequeno para o número de animais abandonados do concelho. Com a crise e a emigração, temos notado um crescimento acentuado do número de animais abandonados e é preciso dar resposta a essa situação”, enfatizou, apontando também várias deficiências no gatil: “Os gatos estão todos os dias em boxes muito pequenas, já que não existem espaços fechados ao ar livre e se os soltarmos eles fogem. Para mais, estão muito perto dos cães e em constante sobressalto com o seu ladrar, que os assusta imenso”. 

Sobre esse assunto, Ricardo Rio afirmou que procurará dotar o espaço de melhores infraestruturas e que não irá esquecer os direitos dos animais. “Queremos ser um concelho que prime pelos princípios da solidariedade e da compaixão, onde os animais são respeitados e tidos em conta”, assumiu, apontando também a realização de ações de sensibilização para estas matérias como essencial. 

Por fim, o líder dos “Juntos Por Braga” fez questão de deixar palavras elogiosas em relação ao trabalho “verdadeiramente notável e exemplar” da ABRA na defesa dos direitos dos animais. “É de louvar o empenho e dedicação dos seus elementos, que abdicam do seu tempo livre para, com enorme espirito de sacrifício, demonstrar todos os dias o seu afeto e amor pelos cães e gatos que vêm parar a este local”, notou, garantindo que é devido à dinâmica da ABRA que muitos animais conseguiram e conseguem ter uma vida longa e digna.

This entry was posted on 22 de setembro de 2013. You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0. You can leave a response.

Leave a Reply