Ricardo Rio reuniu com Associação de Atletismo de Braga
Ricardo Rio, candidato à presidência da Câmara Municipal, reuniu com a direção da Associação de Atletismo de Braga, numa iniciativa em que se apontaram caminhos para a melhoria das condições para a prática da modalidade no concelho. Sameiro Araújo, candidata a vereadora pelos “Juntos Por Braga” e uma das maiores conhecedoras de atletismo a nível nacional, acompanhou Rio nesta visita.
Na ocasião, Silvino Granja apontou a falta de um centro de lançamentos como uma das maiores lacunas do atletismo em Braga. “Temos um projeto para a construção de um centro de lançamentos, onde os atletas possam efetuar lançamentos de martelo e peso, que gostávamos muito de ver realizado em breve. Esse centro, que se poderia localizar num terreno livre junto ao Parque de Exposições, seria batizado de ´Braga dos Anjos´, em homenagem a uma das pessoas que mais lutou pelo desenvolvimento do atletismo”, salientou, sublinhando que atualmente os atletas têm de se deslocar até Guimarães para treinar os lançamentos longos.
Para Ricardo Rio, é fundamental garantir que existem condições em Braga para a prática das várias vertentes do atletismo. “Somos um concelho com grande tradição nesta modalidade, e é preciso garantir que os nossos atletas dispõem de infraestruturas capazes para dar resposta às suas necessidades de treino. Faremos o que estiver ao nosso alcance para que o centro de lançamentos ´Braga dos Anjos´ seja uma realidade”, garantiu.
Outra das preocupações do Presidente da AA Braga está relacionada com a pista coberta – Grande Nave, no Parque de Exposições -, cujas condições climatéricas “deixam muito a desejar”, o que dificulta os treinos dos atletas e leva a que se realizem poucas provas nacionais nesse recinto. “É um local extremamente frio durante o Inverno, o que propicia o aparecimento de lesões e desmotiva os próprios atletas, que só com uma grande força de vontade e amor à modalidade se sujeitam a treinar e competir nessas condições. É um espaço que, se fosse requalificado, atrairia mais jovens e permitiria a realização de mais eventos em Braga”, afirmou.
Relativamente ao Estádio 1º de Maio, Silvino Granja enfatizou que, com a aquisição de novo equipamento e com autorização para se efetuarem lançamentos longos para a relva, também este espaço ficaria habilitado a receber mais provas nacionais. Segundo o Presidente da associação, se Braga se quiser afirmar como uma cidade amiga do desporto e eclética, estas são falhas que precisam de ter resposta rápida. “Se não houver um apoio mais eficiente, não é possível termos um atletismo de proximidade com a população que garanta à juventude a prática de um desporto. Não pedimos muito, mas é preciso algum apoio, que de momento não é dado”, disse,
Também Sameiro Araújo se mostrou preocupada com o futuro do atletismo em Braga. “É fundamental termos mais atletas e mais clubes a praticar a modalidade. Mas para que isso suceda é necessário um impulso a este nível, dando condições de treino aos jovens e apoios aos clubes para estes apostarem no atletismo e não apenas no futebol, sendo que o atletismo tem a vantagem de ser um desporto barato e muito saudável”, apontou, sendo que Ricardo Rio reafirmou ainda que pretende alargar a ajuda financeira da autarquia às inscrições dos atletas a todas as modalidades e implementar no concelho o Programa Municipal de Marcha e Corrida.