“Ação social e reforço da proximidade são prioridades para Trandeiras e Morreira” |
Ricardo Lopes apresentou publicamente a candidatura à União de Freguesias de Trandeiras e Morreira, liderando a equipa dos “Juntos Por Braga”. A iniciativa contou com a presença de vários apoiantes e, também, de Ricardo Rio, candidato à Câmara Municipal de Braga. Na ocasião, foram também apresentados os elementos que constituem a equipa liderada por Ricardo Lopes, com destaque para Maria José Pereira, representante de Morreira. Este evento foi ainda enobrecido por uma ação de solidariedade, com a recolha de bens alimentares destinados a uma IPSS local.
Ricardo Lopes salientou que a primeira grande prioridade da sua candidatura será o investimento na ação social, nomeadamente o apoio aos jovens e idosos. “Tendo em conta o atual quadro de crise em que estamos mergulhados, esta tem de ser uma vertente fundamental da atuação de uma Junta. Para nós, as pessoas estão sempre à frente do alcatrão e cimento”, afirmou, garantindo que pretendem fazer um levantamento real das dificuldades sentidas pelas famílias das duas freguesias, sinalizando os casos de maior carência e trabalhando em conjunto com as IPSS e a Segurança Social para prestar uma ajuda efetiva a essas pessoas.
Nesta área, Ricardo Lopes sublinhou que é intenção da sua candidatura introduzir medidas como a dinamização de rastreios de saúde na junta de freguesia, a organização de mais atividades de lazer para a população sénior e a criação de um banco de recolha e partilha de livros escolares para os mais jovens, aliviando o orçamento das famílias. “Queremos uma Junta que se orgulhe de cuidar dos seus idosos e que esteja permanentemente atenta às muitas necessidades da juventude.
De acordo com o candidato, outra área constantemente esquecida nestas freguesias é a da cultura e lazer. “Há uma gritante falta de atividades e iniciativas nas nossas freguesias a este nível, situação que queremos inverter. Vamos apoiar, estimular e promover, em conjunto com as associações culturais, desportivas e juvenis das freguesias, uma programação cultura periódica e regular, que garanta a existência de eventos em diferentes áreas”, garantiu, enfatizando que pretendem ainda apostar na aproximação dos serviços à população, promovendo uma gestão “atenta, participativa, transparente e sustentável”.
Por fim, Ricardo Lopes assegurou que este é um projeto sustentado por uma equipa jovem, séria e competente, que já deu provas da sua criatividade, rigor e dinamismo. “A mudança depende de todos. Morreira e Trandeiras não podem mais adiar o futuro”, acredita.
Por seu turno, Ricardo Rio afirmou que esta é uma equipa que lhe dá toda a segurança e que tem a competência, seriedade, disponibilidade e consciência dos problemas das freguesias e da melhor forma de os resolver. “Estas freguesias são das mais belas do concelho, que pela área natural que as envolve, oferece uma qualidade de vida aos seus habitantes que deve ser preservada. Estou certo de que, neste tempo novo que se avizinha, vocês são as pessoas certas para liderar este projeto e desenvolver Trandeiras e Morreira, sempre respeitando o que é a sua essência das duas freguesias”, disse.