“É fundamental trazer gente e revitalizar o comércio no centro da cidade”
João Pires apresentou publicamente a candidatura à União de Freguesias de S. Lázaro e S. João de Souto, liderando a equipa dos “Juntos Por Braga”. A iniciativa realizou-se no auditório do Hotel Mercure, que foi pequeno para acolher os vários apoiantes que lotaram o espaço e fizeram questão de dar o seu apoio e incentivo a João Pires e aos elementos da sua equipa.
Na ocasião, João Pires salientou que esta é altura de estar atento às novas realidades do país e aperfeiçoar o programa de ação que tem desenvolvido em S. Lázaro, estendendo-o agora a S. João do Souto. “Vamos trabalhar no sentido de garantir a melhoria das condições de vida das populações, investindo sobretudo nas áreas da ação social, da reabilitação do espaço urbano, da educação e ambiente, da cultura e património, do apoio à infância e da juventude e desporto”, salientou, sublinhando que todos os elementos da sua equipa sentem os “problemas, as angústias e o sofrimento do seu semelhante”. “Estaremos sempre disponíveis para ouvir, auscultar, dialogar e agir em conformidade, colocando o bem-estar das comunidades em primeiro plano”.
João Pires afirmou também que pretende investir na reestruturação dos serviços e adoção dos métodos necessários para melhorar os processos de atendimento dos cidadãos, com novos serviços que terão a qualidade como palavra-chave. “Queremos que os cidadãos tenham um atendimento rápido, próximo e eficaz, de forma a sentirem cada vez mais a Junta como um órgão amigo e disposto a resolver os seus problemas”, garantiu.
O atual Presidente da Junta de S. Lázaro lamentou que, durante todos estes anos, a autarquia nunca tenha dado à freguesia uma sede condigna, onde a Junta possa desenvolver a sua atividade com melhores condições. “Se é verdade que na atual sede já fazemos muito, mas muito mais faríamos se as instalações assim o permitissem”, afirmou. João Pires refirmou ainda o compromisso de trabalhar de modo generoso e dedicado, enfrentando os desafios com determinação e contribuindo para a credibilização dos órgãos autárquicos.
Por seu turno, Ricardo Rio assegurou que será prioridade da próxima gestão autárquica, que irá liderar, trazer pessoas e “injetar sangue novo” no centro da cidade. “Por falta de atratividade desta zona, fruto de um desastrado ordenamento urbanístico e do abandono de espaços, estas são freguesias onde as pessoas e o comércio estão a desaparecer e a definhar. Vamos inverter essa tendência e dar outra vida à cidade”, declarou.
Segundo o líder dos “Juntos Por Braga”, é essencial deixar de lado o betão e criar condições para que o Parque da Ponte e do Picoto sejam verdadeiros espaços de lazer e preservação ambiental; revitalizar a zona dos galos e dar condições de segurança e qualidade de vida aos moradores de bairros que cresceram de forma desordenada, como é o caso do Fujacal. “Iremos, acima de tudo, dar animação a todo o centro para termos uma cidade mais viva, atrativa e respeitadora da sua história”.
Por fim, Rio criticou o “esquecimento” a que a autarquia votou as duas freguesias, devido ao facto de serem lideradas por executivos dos “Juntos Por Braga”. “S. Lázaro e S. João do Souto fizeram o seu caminho sem qualquer colaboração da entidade que deveria ser o seu parceiro natural, a Câmara Municipal. Mas como em tantas outras freguesias do centro, o que se assistiu foi a uma dinâmica social e cultural melhor do que a promovida pela autarquia”, afirmou, notando que com muito menos meios e condições, os autarcas dos “Juntos Por Braga” têm feito um trabalho melhor e que trz inúmeros benefícios para a população.