Ricardo Rio, candidato á Presidência da Câmara Municipal, visitou o Merelinense Futebol Clube. Esta foi uma iniciativa que permitiu a Rio conhecer mais de perto a realidade do clube e assumir o compromisso dos “Juntos Por Braga” em conceder um maior apoio à formação desportiva no próximo ciclo autárquico.
De acordo com Francisco Araújo, o Merelinense, que se prepara para completar 75 anos de existência, é um clube com grande história em Braga. “Temos já um largo palmarés marcado por muitos sucessos e conquistas ao nível do futebol. Somos o segundo clube mais importante do concelho, depois do S.C.Braga, e temos cerca de 300 jovens a praticar desporto, o que é um número muito relevante”, salientou.
Nesse sentido, Ricardo Rio sublinhou que este é um clube que muito tem contribuído para o desenvolvimento do desporto no concelho. “O Merelinense é uma instituição de reconhecido mérito e prestígio. O trabalho que efetua com os mais jovens é um exemplo na área da formação desportivo e humana, merecendo todos os nossos elogios e apoios”, afirmou, garantindo que o apoio financeiro da autarquia às inscrições dos atletas jovens foi uma “luta muito antiga” dos “Juntos Por Braga” que finalmente se concretizou: “Mas queremos ir muito mais longe e iremos estar em constante diálogo e proximidade com os clubes para garantir que estes têm todas as condições para desenvolveram a sua atividade, fundamental sobretudo a nível de formação dos jovens e de reforço do espirito de comunidade”.
O Presidente do Merelinense salientou que o clube tem dificuldades ao nível das instalações para efetuar os treinos e os jogos das camadas jovens. “Temos um campo adjacente ao campo principal, mas apesar de ser uma obra recente, tem várias carências que limitam em muito a sua utilização. Assim sendo, temos necessidade de recorrer a outros campos, como o de Panoias, Frossos, etc.”, afirmou, apontando o campo de futebol da Junta de Freguesia como uma possibilidade para o futuro.
A falta de planeamento estratégico no investimento no novo campo, que não serve as necessidades do clube, foi alvo de críticas do líder dos “Juntos Por Braga. “É mais um exemplo de uma obra feita à pressa e que representou gastos elevados, sendo que esse dinheiro poderia ter sido potenciado doutra forma. Infelizmente, casos destes multiplicam-se por todas as zonas do concelho”, lamentou.
Segundo Ricardo Rio, é essencial que, de forma a suprir lacunas, os clubes e as freguesias próximas se unam num espírito de colaboração e entreajuda. “É necessário terminar o espirito de competitividade que por vezes existe entre clubes e freguesias e maximizar os recursos existentes. Neste caso, tendo o Merelinense de utilizar campos de futebol vizinhos, era importante que se estabelecem mais parcerias capazes de beneficiar ambas as partes”, considerou.
O atual clima de crise, assumiu Francisco Araújo, afetou o clube, que viu diminuir as receitas com os patrocínios. “Temos os nossos compromissos e andamos constantemente a trabalhar no sentido de equilibrar a balança. É um esforço que fazemos em conjunto, e felizmente temos contado com a ajuda da população de Merelim para levar o barco a bom porto”, garantiu.
Por fim, o Presidente afirmou que, no próximo ciclo autárquico, conta com o apoio da Câmara Municipal para que o clube possa desenvolver a sua atividade com melhores condições. “Efetuamos um trabalho muito importante com os jovens que deve ser valorizado e tido em conta. Contamos com uma autarquia que esteja ao nosso lado e que nos auxilie, tanto através dos contratos como noutras situações que vão sempre surgindo”, afirmou, enfatizando que os objetivos do clube para o futuro passam pela subida de divisão da equipa sénior e pela manutenção do equilíbrio financeiro.