Ricardo Rio visitou Grupo Casais
Ricardo Rio, líder dos “Juntos Por Braga”, visitou o Grupo Casais. Esta foi uma oportunidade para Rio dar continuidade ao ciclo de contactos com agentes empresariais e para conhecer mais detalhadamente o funcionamento de uma empresa que atua num setor estratégico para o concelho, o da construção civil. António Rodrigues, Presidente do Concelho de Administração da Casais Engenharia e Construção, e José Magalhães, candidato à Junta de Mire de Tibães, freguesia onde a empresa está sediada, acompanharam Rio nesta iniciativa.
Na ocasião, Rio e António Rodrigues salientaram que a aposta na reabilitação urbana é a uma das únicas áreas que resta para estimular a construção civil no concelho. “Fez-se muita construção nova à volta das cidades, enquanto a reabilitação do património que já existia ficou para segundo plano. Hoje em dia, os centros urbanos têm mais valor do que as periferias e estou certo de é esse o caminho a seguir”, afirmou, salientando que a empresa já está a efetuar trabalhos nessa vertente em Lisboa.
Nesse sentido, o líder dos “Juntos Por Braga” sublinhou que a reabilitação urbana é também fundamental para a construção de uma cidade ativa e dinâmica. “Vivemos numa cidade cujo centro urbano está deserto e envelhecido, com demasiadas casas devolutas que têm urgentemente de ser alvo de intervenção e colocadas ao dispor das pessoas. É fundamental dar outra vida à cidade, aproveitando a construção civil, área muito importante no concelho, para receber um impulso adicional”, afirmou.
Segundo António Rodrigues, a Casais é uma empresa que tem apostado forte na internacionalização, que representa mais de 70% dos negócios. “Estamos presentes em países como a Alemanha, Bélgica Holanda, Argélia, Marrocos, Angola, Qatar, etc. No total, temos 3000 trabalhadores no grupo inteiro, sendo que metade são portugueses”, enfatizou, assumindo que a entrada no mercado internacional foi uma aposta firme da empresa que está a possibilitar contornar os efeitos da crise nacional: “Esta tem sido uma aposta intensificada nos últimos anos e que tem permitido obter resultados melhores do que o esperado. Temos ainda a vantagem de termos iniciado este processo há cerca de 20 anos”.
Para Ricardo Rio, a Casais é o exemplo de uma empresa que o deixa, enquanto responsável autárquico, muito tranquilo. “Apesar do atual contexto, é muito satisfatório verificarmos que existem empresas que, pela sua extraordinária capacidade de inovação e diferenciação, continuam em crescimento, trazendo riqueza para a região e gerando emprego. O vosso sucesso é o sucesso dos Bracarenses”, assumiu, lembrando que estes resultados foram conseguidos pela empresa com “muito poucos apoios” e até sofrendo de um “certo esquecimento” por parte da autarquia
Por seu turno, o Presidente do Concelho de Administração considerou que é importante que exista mais abertura de comunicação entre autarquias, as instituições públicas e as empresas. “A construção civil é um setor onde se fomentou muito a competitividade, mas agora é a altura de criarmos parcerias e de nos unirmos para termos maior capacidade de resposta”, afirmou, lembrando que é também preciso instituir uma política diálogo com os vários atores do concelho: “As cidades fazem-se de pessoa, as pessoas é que fazem as empresas e só estamos em equilíbrio se houver comunicação constante para a cidade se preparar e oferecer às empresas o que estas necessitam”.
A finalizar, Rio salientou que a aposta na dinamização económica do concelho é encarada como grande prioridade dos “Juntos Por Braga”. “Podem contar com uma autarquia muito mais próxima de vocês e das vossas necessidades, lutando para que disponham de todas as condições para continuarem o vosso crescimento e serem ainda mais fortes nos mercados onde estão inseridos”, concluiu.