Introdução de tarifas municipais mais baixas permitiria importante alívio financeiro para as IPSS´s |
Ricardo Rio, candidato à Câmara Municipal, visitou o pólo “Arca de Noé” da Fundação Centro de Solidariedade Social de Valdozende, localizada em S. Victor. Esta iniciativa permitiu a Rio conhecer detalhadamente o funcionamento da instituição e reiterar o compromisso dos “Juntos Por Braga” em dar especial atenção à área social e às IPSS´s do concelho. Emanuel Dinis, Presidente do “Arca de Noé”, recebeu Rio nesta visita.
Como explicou Emanuel Dinis, o pólo “Arca de Noé, fundado em 1995, tem as valências de berçário, creche, jardim-de-infância e ATL. “Ao todo, são cerca de 100 crianças que apoiamos, sendo que temos ainda serviço de apoio domiciliário para os idosos”, afirmou.
Segundo o Presidente, uma das principais dificuldades da instituição prende-se com a escassez de dinheiro. “É um problema comum a muitas IPSS´s, há um certo estrangulamento financeiro que não permite que sobrem verbas destinadas ao investimento, já que o dinheiro é gasto no imediato. A autarquia poderia permitir, através da introdução de taxas municipais mais reduzidas na água ou saneamento, um maior alívio da nossa tesouraria”, salientou.
Nesse sentido, Ricardo Rio garantiu que pretende que as tarifas mais baixas para as IPSS´s sejam uma realidade muito em breve. “É obrigação da Câmara Municipal desonerar as instituições que tanto contribuem para o apoio aos cidadãos mais carenciados do concelho. No próximo ciclo de gestão municipal, tudo faremos para que as IPSS´s disponham de todas as condições para executarem um trabalho cada vez melhor e mais eficaz”, sublinhou.
A exiguidade das instalações foi outro dos problemas apresentados por Emanuel Dinis, que gostaria de mais espaço para receber mais crianças e até criar valências de apoio aos idosos. “Estas instalações estão a ser utilizadas ao máximo. Gostaríamos de, com outras condições, aumentar o apoio que prestamos à população, mas a estabilidade financeira é o que mais nos preocupa actualmente. No futuro, veremos se é possível avançar com um projecto maior”, enfatizou.
Na ocasião, Emanuel Dinis desejou também que a rede social funcione de forma mais constante. “Cabe aos actores dos diferentes órgãos autárquicos e das instituições desenvolver esforços no sentido de suprir essa lacuna e intensificar a colaboração”, assumiu.
Sobre este assunto, o líder dos “Juntos Por Braga” garantiu que pretende que criar uma “verdadeira rede social no concelho”, promovendo um clima de parceria e colaboração entre as diversas instituições. “O trabalho conjunto e em rede é cada vez mais importante, incluído numa visão integrada do território e das suas potencialidades. Pretendemos potenciar recursos de forma a auxiliarmos da melhor forma o maior número de cidadãos possível”, concluiu.