Tu, Presidente - Braga no Verão

Na semana passada entrámos no Verão, estação do ano que é sinónima de férias, diversão e descanso, e perguntámos aos Bracarenses o que poderia ser feito para tornar o nosso concelho mais atractivo nesta estação do ano. Como se pode observar, recebemos várias boas propostas para o futuro de Braga. Obrigado a todos!

Fernanda Santos Bons concertos, animação cultural, bibliotecas de rua, dias culturais e desportivos, uma merenda à moda antiga, poesia de rua, um Peddy-paper para todos na cidade, cinema para todas as idades( filmes portugueses antigos) entre outras.
 





Rui Feio de Azevedo Para além do que disse a Fernanda, seria necessário levantar muitas lajes e cimento para plantar árvores! Há zonas do centro que, nestes dias de canícula, atingem os 50 graus!!! E que dizer dos parques infantis sem sombras para as crianças?!... Quem é suficientemente louco para ir para o centro?
 





Teresa Ferreira estou de acordo com animação na cidade, mas não com no centro histórico como na rua D.PAIO MENDES com os bares a por música alta na rua todos os fins de semana, pois não respeitam quem lá nasceu e sempre viveu. Principalmente idosos crianças e pessoas com doenças graves Desculpe SR. DR. RICARDO RIO peço o favor de ter isso em conta, como pessoa idónea desta cidade. 





Eduardo Pereira É difícil, em Portugal, fazer uma cidade do interior bater-se com as costeiras quando o assunto é o Verão. O apelo da praia é muito forte e, nesse aspecto, as localidades do interior que possuem praias fluviais são das que estão mais habilitadas a poder atrair mais gente. 

Não estado Braga inserida nesse grupo, é preciso procurar bem dentro daquilo que há para oferecer. Animação é um dos pontos mais populares - mas tem de haver cartazes suficientemente abrangentes para agradar a todos os públicos. E não quero dizer, com isto, que se convide o Tony Carreira num dia e a Mariza no outro. Esses terão o seu lugar, mas há muitas bandas, portuguesas e estrangeiras, algumas consagradas e outras quase desconhecidas (veja-se Orangotang) que facilmente se podem tornar em grandes atracções sem se ir cair sempre no mesmo - aquele "mesmo" que se vê todos os dias no Portugal no Coração. Até se podia fazer uma espécie de "rotação temática", com um dia da semana dedicado a um estilo musical - dava-se espaço a todos e não se sobrecarregava a carteira do público, mas mantinha-se a animação diária. É caro? É provável que sim, mas sem dinheiro pouco se faz, no que toca a atrair turistas. 
Outra ideia podia ser a da promoção de um determinado produto típico da cidade na noite bracarense, seja um petisco, uma bebida ou um doce, e conseguir que grande parte dos estabelecimentos o venda a preços reduzidos. Quase como uma "happy-hour" dos mais procurados. Bem divulgado, pode ser um incentivo a que muita gente saia de casa para beber um café, tomar um copo e aproveitar o tal desconto, que seria limitado a um dia ou um fim-de-semana. 
Finalmente, também poderia ser interessante promover actividades que apelem ao envolvimento da população, como maratonas fotográficas, provas de orientação, geocaching, peddy-paper, passeios de bicicleta (com corte de algumas ruas) ou visitas guiadas nocturnas a lugares menos conhecidos. Estas actividades teriam um valor de inscrição meramente simbólico e levariam a que os participantes se envolvessem de forma mais pessoal com a cidade. As iniciativas com maior adesão deveriam passar a ter carácter regular, fosse ele mensal ou anual. 
No capítulo das visitas guiadas, a atmosfera nocturna pode potenciar o interesse do público, especialmente se o percurso for acompanhado de uma boa história sobre os lugares. Há relatos de catacumbas, túneis e ruínas no subsolo do centro histórico que, a existirem, seriam excelentes pontos de atracção turística para moradores e visitantes. 
Escusado será dizer que nada disto resulta se o cuidado com a preservação arquitectónica, a iluminação e a limpeza da cidade não estiver sempre no topo das prioridades.
 





Elisabete Azevedo Sombra e árvores em vez de tanto betão, mais animação cultural (não quer dizer só ranchos folclóricos.





Victor Seco Aposta na autenticidade.





Jorge Cunha A festa da cerveja !!!
 





Lúcia Machado Braga vai ser transformada numa cidade bem mais linda para todos os Bracarenses tenho a certeza absoluta que vai ser um grande Presidente. 

Ana Martins Ciclovias, espaços verdes, horários alargados no centro histórico 





Paulo Novais Cultura. Concertos. Teatro ao ar livre. Cinema. Feiras de artesanato, arte, de desporto, lazer, etc à semelhança da feira romana. Um anfiteatro ao ar livre para este tipo de espectáculos. Talvez o velhinho e histórico estádio 1º de Maio. Seria uma forma nostálgica de devolver o estádio mítico à população.





Alberto César Atrair empresas de sucesso para combater o desemprego 





Graça Moreira Ricardo Rio eu penso que o centro histórico deveria ter condições para atrair os jovens a residirem ali e alguma diversão também a fim de que não seja um deserto... como mostra a foto. Está tudo concentrado em Gualtar, junto ao Campus, e realmente é difícil, com o que existe, atraí-los para o centro da cidade. Isto é uma opinião. Claro que também deveria haver mais actividades, tal como acima já foi dito, também.
 





Angelo Sousa Teremos que potenciar 2 pólos distintos: durante o dia só um bom parque da cidade com piscina, lago, árvores, diversões para as crianças, com água: Durante a noite potenciar a dinamização com bares, espetáculos de rua no CENTRO DA CIDADE
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Joao Nuno Vieira Beiramar Eu não tenho duvidas que será o futuro Presidente de Braga. 





Karter Mendes Os Turistas que visitem a nossa Linda cidade, queixam-se que no Verão á falta de animação no Centro Histórico ,se não forem algumas Juntas o promover com Noites de Fado.





Joao Nuno Vieira Beiramar Infelizmente assistimos à destruição do Centro Histórico. Como Bracarense custa-me a ver o que representava o Centro há 20 anos e agora vou ao centro e está completamente às moscas. Vamos todos com Ricardo Rio fazer renascer o Centro Histórico da nossa linda e amada BRAGA.





Pedro Guimarães Em 1º lugar, voltar a dar relevo às festas de S. João, com iniciativas de bom-gosto, originais e menos "pimba" (com aquele budjet, até eu faria melhor); 2º alterar o nosso centro de cidade, de pedra e árido (obras ridículas, as concluídas à escassas semanas com os resultados que se tem visto); 3º "lavar" a cara da rua do Souto, a mais nobre rua do nosso centro; 4º posteriormente, um investimento devidamente estudado em adereços ornamentais e actividades "diferentes" que surpreendam as pessoas no centro; 5º música, música e mais música, por todo o centro, com qualidade e volume controlado; 6º sessões de cinema ao ar livre (criar condições confortáveis e originais com comes-e-bebes e espaços de lazer); 7º actividades para miúdos, uma vez que há pouca oferta, tirando uma semana por ano no PEB (não somos uma das cidades mais novas da europa?); 8ª via internet ou outros meios, comunicar actividades de relevo camarárias, ao maior nº de pessoas... sei lá... tanto que fazer... Será capaz, Sr. Presidente.

This entry was posted on 3 de julho de 2013 and is filed under . You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0. You can leave a response.

3 Responses to “Tu, Presidente - Braga no Verão”

  1. Por favor, leiam a agenda cultural de Braga, antes de dar palpites. Chega de ignorância e maldizer.
    Se fosse um jogo de futebol, não falavam artigos nos jornais. Não é, "eu, presidente"?

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  2. Parabéns aos 17 ignorantes que conseguiram fazer o pseudo-jornalista do Correio do Minho, assessor segundo se consta do candidato Vítor Sousa e ele próprio candidato do ps a uma freguesia dar a cara sem se esconder Debaixo D'Arcada...

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  3. Em tempo de crise, mais do que nunca , é necessário potenciar o turismo com propostas realistas que, de facto, consigam com que a atividade turística da nossa cidade seja atraente para os residentes e atrativa para os visitantes, bem como sustentável no tempo proporcionando benefícios à própria cidade e , obviamente, a todas as empresas relacionadas com este setor!
    Não me sinto convidado a ser turista, Braga não me desperta a ser turista.
    Para combater isto, para que os Bracarenses e seus residentes se sintam convidados a ser turistas em Braga terá que se explorar uma série de vertentes para que Braga fique mais atraente e nos sintamos convidados a ser turistas na nossa própria cidade. Partindo deste pressuposto, consequentemente a cidade ficará mais atrativa para os visitantes.
    Certamente, Eu Presidente, a solução passará por elaborar um plano estratégico de turismo em (e para) Braga mediado e consensualizado entre os Organismos Públicos e os Privados a nível local, regional e nacional, para que estude e conheça as necessidades existentes, “ ter uma agenda cultural é pouco, diz pouco e cativa pouco”, e sobretudo para conhecer e mostrar as potencialidades turísticas da cidade e onde formule objetivos, metas e as respetivas ações necessárias à sua efetiva implementação!
    É necessário um esforço ou reforço na promoção externa dos eventos sócio-culturais de Braga , bem como do património histórico-artístico!
    Penso que se deverá elevar a “marca” Braga a um patamar que ainda não alcançou, pegando naquilo que é de facto nosso, como o pudim Abade de Priscos entre outras coisas, e potencia-lo de tal forma que gere identidade.
    Braga precisa ser mais atraente, mais atrativa!
    Braga precisa reinventar-se!

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