Soarense é um dos clubes com mais história do concelho e uma referência para a comunidade

Ricardo Rio visitou “Soarense Sport Club”


Inserido num ciclo de contactos com diversos agentes de diferentes âmbitos de actuação, Ricardo Rio visitou o Soarense Sport Clube, um dos clubes com mais história e tradição no concelho e que está sediado na freguesia de S. Vicente. Jorge Pires, Presidente da Junta de Freguesia de S. Vicente, João Silva, Presidente do clube, e vários membros da direcção acompanharam Rio durante esta iniciativa.

Como explicou João Silva, o Soarense é um dos clubes mais antigos do concelho, tendo sido fundado em 1926, apesar de se estarem a reunir elementos que podem prover que a fundação foi anterior a esse ano. “Actualmente temos as modalidades de bilhar, atletismo e equipa sénior de futebol. Está em andamento o projecto para criação de camadas jovens, que queremos que arranque já este ano mas que ainda está dependente da negociação de duas a três horas por semana de cedência do campo com outro clube da freguesia”, disse, reforçando que a criação de camadas jovens é essencial para o futuro da colectividade.

De acordo com Ricardo Rio, esta reunião foi uma forma de os “Juntos Por Braga” reiterarem a sua vontade de colaborar activamente com todas as colectividades do concelho que desenvolvem um trabalho notável de integração e reforço da identidade das comunidades onde estão inseridas. “Este é um clube que, por todo o seu historial, desenvolveu uma ligação fortíssima com a população da zona das palhotas. Esses laços sentimentais e de solidariedade que se formam são a principal alma de um clube”, afirmou, sublinhando que os clubes são formados por pessoas e são as pessoas que mais importam.

Por seu turno, o Presidente do Soarense salientou que o clube necessita urgentemente de uma nova sede, sendo que este é “grande sonho” que tem sido consecutivamente adiado pela Câmara Municipal. “Já tivemos várias promessas, mas ainda nada se concretizou. Esperemos que seja um processo que tenha uma resolução para breve, porque a sede actual não permite acolher as iniciativas que queremos desenvolver”, destacou.

Segundo o líder dos “Juntos Por Braga”, a concretização do projecto da nova sede do Soarense é algo que tanto o clube como a comunidade já merecem. “Da nossa parte, iremos fazer tudo o que estiver ao nosso alcance para que o Soarense disponha de condições dignas para exercer a sua actividade, o que engloba uma sede que permita intensificar o trabalho lúdico e social do clube”, garantiu.

Por outro lado, o candidato à Presidência da Câmara Municipal de Braga aproveitou a oportunidade para apelar à criação de um ambiente de maior parceria e entreajuda entre as diversas colectividades do concelho, e em particular entre as que estão situadas na mesma freguesia. “Ao longo dos anos estimulou-se excessivamente uma lógica concorrencial, em que alguns levaram ao milite a máxima ´dividir para reinar´. Este é o momento de se promover o estreitamento de laços e o reforço da colaboração entre clubes, porque com isso todos sairão a ganhar: as comunidades, os clubes e o próprio concelho no seu todo”, afirmou.

A finalizar, João Silva apelou aos organismos públicos que tenham uma maior atenção à necessidade de se intensificar o apoio social às populações. “S. Vicente é uma freguesia que já merecia ter um parque desportivo, que pudesse ser usufruído por clubes, escolas, etc. Temos também de ter atenção aos mais idosos, que têm de ser respeitados e ter uma terceira idade com qualidade de vida”, alertou, enfatizando que o clube, em parceria com outras associações, procura desenvolver actividades lúdicas para que jovens e idosos possam passar os seus tempos livres de forma saudável.

This entry was posted on 25 de julho de 2013. You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0. You can leave a response.

Leave a Reply