Câmara Municipal tem de funcionar como catalisador do empreendedorismo em Braga

Ricardo Rio visitou empresa “F3M”


No seguimento num ciclo de contactos que os “Juntos Por Braga” têm vindo a promover com diversos agentes da área da tecnologia, Ricardo Rio visitou a empresa F3M. Pedro Fraga, Presidente do Conselho de Administração da F3M, acompanhou Rio durante esta iniciativa.

Como explicou Pedro Fraga, a F3M é uma empresa que actua na área das tecnologias de informação e que se dedica ao desenvolvimento de software para nichos de mercado. “Trabalhamos nos sectores da economia social, ópticas, empreendimentos imobiliários ou têxtil e, por outro lado, apostamos na área da infraestrutura tecnológica e telecomunicações”, disse. A empresa, que se prepara para completar 26 anos de existência, sempre esteve sediada em Braga e conta com cerca de 115 colaboradores, alguns deles em Angola e Moçambique.

De acordo com o candidato à Presidência da Câmara Municipal, empresas como a F3M representam o futuro, a inovação e a modernidade que todos desejam para a cidade. “Queremos que Braga se afirme cada vez mais no contexto do desenvolvimento económico nacional, e é com empresas que apostam na diferenciação e na qualidade que conseguiremos atingir esses patamares mais elevados”, afirmou.

Para Pedro Fraga, é fundamental que a autarquia funcione como um “catalisador de boas vontades”, criando condições aos jovens para que estes criem os seus próprios projectos na área tecnológica e se aproximarem de empresas maiores, para que se efectue um trabalho em conjunto. “Mais importante do que a construção de um espaço físico - neste caso um parque tecnológico - é a criação de uma predisposição e de uma mentalidade empreendedora, activa e dinâmica no concelho. Está na altura das entidades trabalharem em conjunto de forma a dar corpo a estas ideias e não se dispersarem recursos”, sublinhou, evidenciando que Braga tem uma grande capacidade de atracção e que estão reunidas todas as condições para que a curto/médio prazo seja uma cidade de referência não só no país, como também na Europa.

Nesse sentido, Rio salientou que muitas das ideias apresentados por Pedro Fraga relativamente ao desenvolvimento do empreendedorismo vão ao encontro do que tem vindo a ser defendido pelos “Juntos Por Braga”. “Existe a necessidade de se estreitar a relação entre a autarquia, associações empresariais e a própria universidade, para que em conjunto se consigam gizar soluções que tragam benefícios para todas as partes e para os Bracarenses, fruto da criação de riqueza e geração de emprego”, garantiu.

Segundo o líder do “Juntos Por Braga”, cabe à Câmara Municipal o papel de saber aproveitar e desenvolver o “enorme” potencial que a cidade tem. “Consideramos que a principal prioridade para o futuro da cidade tem de passar pelo estímulo à economia, que é algo que o actual executivo autárquico já deu provas de não conseguir nem estar interessado em fazer. Iremos desenvolver um conjunto de iniciativas que permitam articular diferentes formas de apoio ao empreendedorismo e dar corpo aos projectos desses mesmos empreendedores”, afirmou.

Por fim, o Presidente do Concelho de Administração da F3M adiantou que este está a ser um ano globalmente positivo, apesar de admitir que o mercado interno está com um crescimento muito reduzido. “Estamos sobretudo a crescer fora de porta e somos líderes dos mercados onde operamos, o que nos permite obter resultados positivos neste contexto. Para o futuro, e sendo esta uma área em expansão, esperamos continuar na nossa senda de crescimento sustentado”, concluiu.

This entry was posted on 10 de julho de 2013. You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0. You can leave a response.

Leave a Reply