Ricardo Rio visitou IPSS´s em Nogueira e Fraião

“Juntos Por Braga” assumem compromisso de apoiar IPSS´s na concretização dos seus projectos


Ricardo Rio, líder dos “Juntos Por Braga”, visitou a Associação de Solidariedade Social de Santiago de Fraião e o Centro Social da Paróquia de Nogueira. Esta iniciativa teve como intuito perceber as necessidades das instituições e as carências sociais destas freguesias, assim como reafirmar o compromisso dos “Juntos Por Braga” em trabalhar de forma mais próxima com as IPSS´s do concelho. Goreti Machado, candidata dos “Juntos Por Braga” à União de Freguesias de Nogueira, Fraião e Lamaçães e Presidente da Associação Santiago de Fraião, e José Ribeiro Mendes, Presidente do Centro Social da Paroquia de Nogueira, acompanharam Rio durante estas visitas.

Na ocasião, Rio salientou que estas instituições desenvolvem um papel fundamental nas comunidades onde estão inseridas, dando uma ajuda social muito importante às populações. “É dever da Câmara Municipal estar ao lado das IPSS´s, prestando-lhes todo o apoio para que estas disponham de condições para desenvolverem o seu trabalho em prol dos mais carenciados. Infelizmente, essa não tem sido a política seguida pelo actual executivo”, lamentou, garantindo que para os “Juntos Por Braga” a acção social será uma área prioritária.

Como explicou Goreti Machado, a Associação de Solidariedade Social de Santiago de Fraião está vocacionada para o trabalho com a população sénior, dispondo das valências de Lar, Apoio Domiciliário e Centro de Dia e apoiando cerca de cem idosos. “Vivemos com algumas dificuldades, porque muitos dos nossos utentes são de classe baixa, auferindo reformas baixas. Mas vamos lutando para manter a instituição activa, através da organização de diversas actividades para angariação de fundos e contando com o apoio da sociedade civil”, sublinhou Goreti.

A Presidente da instituição destacou ainda que esta é uma região do concelho que necessita urgentemente de respostas sociais para a população mais idosa. “Temos um projecto elaborado para a construção de uma valência de cuidados continuados neste terreno, mas dado o actual contexto económico é uma ideia que está parada por tempo indeterminado”, explicou.

No sentido de dar resposta à carência de valências para a população sénior, também o Centro Social da Paróquia de Nogueira pretende abrir um Lar de terceira idade, estando o projecto dependente apenas da realização de acordos com a Segurança Social. “Todo o edifício para o Lar, com capacidade para 20 utentes, está já construído há cerca de dois anos com fundos próprios da instituição. Falta apenas a luz verde da Segurança Social para termos possibilidades financeiras para sustentar o funcionamento desta valência, algo que sem esse acordo não será possível”, enfatizou, lamentando que este seja um projecto “praticamente concluído” e que ainda não pode servir os mais necessitados: “Não tivemos o apoio da Segurança Social com o anterior Governo e temos agora sido afectados pelas restrições dos apoios públicos. Mas temos esperança de que a situação se resolva com brevidade, para bem de toda a população de Nogueira e das freguesias mais próximas”.

Por seu turno, Ricardo Rio assumiu que o próximo executivo da Câmara Municipal, que irá liderar, tudo fará para que estes projectos sociais se tornem realidade e que, o mais brevemente possível, possam ser colocados ao serviço das populações. “Dentro das nossas possibilidades, tudo faremos para que se reúnam as condições de execução destas valências, que tanta falta fazem às comunidades”, garantiu, sublinhando que, no caso do Centro Social da paróquia de Nogueira, o facto de a valência estar construída e não estar a ser utilizada é um exemplo de “desperdício de recursos” que não pode suceder.

This entry was posted on 6 de setembro de 2013. You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0. You can leave a response.

Leave a Reply