Câmara Municipal deve contar com as associações locais para a dinamização e animação cultural do concelho

Ricardo Rio visitou “ACOFA”:

Ricardo Rio, líder dos “Juntos Por Braga” visitou a Associação Cultural Organizadora de Festivais Amadores (ACOFA), que se dedica à organização de eventos de carácter musical e teatral, entre outros, na cidade de Braga. Karter Mendes, Presidente da associação, recebeu Rio durante esta iniciativa.

A ACOFA, fundada em 1978, mudou-se recentemente para as instalações da nova sede. Este projeto irá permitir à associação alargar o seu âmbito de atuação. “A partir de Outubro, teremos no novo espaço uma Escola de Música para crianças dos 5 aos 12 anos, uma professora para ensinar os princípios do fado e um gabinete de saúde ao dispor dos nossos associados”, afirmou.

Como enfatizou Karter Mendes, a ACOFA conta no seu historial com dezenas de espetáculos “magistrais e que perduram na memória”, protagonizados sempre por grandes artistas amadores. “Estes eventos têm vindo a crescer consistentemente e atingiram já um patamar elevado de credibilidade, prestígio e notoriedade, no panorama musical da cidade”, sublinhou, orgulhando-se do facto do Bragafado (Grande Noite do Fado de Braga) ter obtido o alto patrocínio do Museu do Fado e o interesse cultural para efeitos de mecenato cultural pela Secretaria Estado da Cultura.

Ricardo Rio notou que a ACOFA é já uma associação respeitada no concelho e que, nos últimos anos, tem efetuado um trabalho magnífico a nível da divulgação do fado. “É a única associação de promoção do fado em Braga, com espetáculos de grande qualidade e que têm feito aumentar o número de inscrições de intérpretes provenientes de todo o País”, elogiou, salientando que é presença assídua em muitos dos eventos da ACOFA.

No entanto, o presidente da ACOFA lamentou que a associação nunca tenha recebido o merecido reconhecimento do valor do seu trabalho por parte da autarquia. “Não temos nenhum protocolo nem sequer qualquer tipo de ajuda ou participação nas atividades da Câmara Municipal. Vivemos de fundos próprios, angariados nos espetáculos que realizamos, e foi comesse dinheiro que fomentamos a nova sede”, assegurou.

Segundo Ricardo Rio, esta é uma associação que tem desenvolvido várias iniciativas que se deveriam inserir numa estratégia de dinamização e animação cultural do concelho. “É fundamental apostar nas nossas associações e nos nossos artistas, proporcionando-lhes condições para mostrarem o seu valor e contribuírem para a dinâmica cultural de Braga.”, defendeu.

Por fim, Karter Mendes assumiu a ambição de uma nova gestão na autarquia, que dê mais importância à preservação e valorização da cultura, permita à associação potenciar a sua atividade. “Queremos participar em mais iniciativas, porque consideramos que temos muito para dar aos Bracarenses, que ao participarem massivamente nas nossas iniciativas já deram provas de que estão interessados no nosso trabalho”, declarou.

This entry was posted on 21 de setembro de 2013. You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0. You can leave a response.

Leave a Reply