Instituição desenvolve trabalho notável na reinserção na vida ativa de cidadãos com dependência


Ricardo Rio visitou “Projeto Homem”

Ricardo Rio, candidato à Presidência da Câmara Municipal, visitou o Centro de Solidariedade de Braga – Projeto Homem. Esta foi uma iniciativa que permitiu a Rio conhecer mais de perto a realidade desta instituição e reforçar o compromisso assumido pelos “Juntos Por Braga” em dar prioridade à ação social e aumentar o apoio às IPSS´s. Cândido Pires, um dos responsáveis do Projeto Homem, acompanhou Rio durante a iniciativa. 

Como explicou Cândido Pires, o Projeto Homem é uma instituição que tem como principal objetivo dar resposta aos cidadãos com problemas na área da toxicodependência e do álcool. “Trabalhamos sobretudo três vertentes, que são a resposta em Centro de Dia, o tratamento em Comunidade Terapêutica e a Inserção na Vida Ativa”, salientou, indicando que para além destas vertentes, que são a base do projeto, têm ainda uma equipa de rua para acompanhar cidadãos sem-abrigo, assim como vários projetos de prevenção destinados a famílias, crianças e professores, numa perspetiva de antecipação de comportamentos desviantes no futuro. 

De acordo com Ricardo Rio, o Projeto Homem desenvolve um trabalho notável e muito completo no apoio às pessoas com problemas de dependência. “É uma instituição que olha para a sociedade e suas necessidades, atuando numa área muito sensível e que aposta num programa de acompanhamento intenso dos utentes até à sua reinserção total na vida ativa, o que inclui ajudas na empregabilidade e na reconstrução de laços familiares e de amizade ”, afirmou. 

Segundo Cândido Pires, cabe à Câmara Municipal estar ao lado das instituições do concelho, mantendo com elas um relacionamento de “proximidade”. “Seja no encaminhamento de cidadãos, no aconselhamento na promoção do nosso projeto ou estabelecendo parcerias no domínio dos projetos de prevenção, é importante termos a autarquia como parceiro”, garantiu, enfatizando que a crise veio aumentar os casos de dependência: “O consumo de substâncias é visto por algumas pessoas como uma forma de fugir dos problemas que a crise nos vai provocando, mas cá estamos para solucionar esses problemas e tentar inverter a tendência”. 

Para o líder dos “Juntos Por Braga”, esse reforço da proximidade e do diálogo com as IPSS é uma “obrigação” da autarquia. “Ao contrário de que atualmente sucede, a Câmara Municipal deve estar ao lado de quem trabalha em prol do benefício da sociedade. Numa altura em que as questões sociais têm de ser encaradas como prioritárias, é fundamental trabalhar em parceria com as várias instituições sociais do concelho”, afirmou, garantindo que essa é uma vertente onde os “Juntos Por Braga” vão efetuar “alterações radicais” relativamente ao comportamento do atual executivo municipal. 

O Projeto Homem tem conseguido, até ao momento, excelentes resultados no tratamento das dependências. “Desde que tivéssemos sucesso com um só utente, já seriam resultados positivos. Mas felizmente, e muito graças ao trabalho deste conjunto de pessoas que nos acompanha e às suas qualificações, conseguimos resultados positivos superiores a 50% em relação aos utentes que estão em Comunidade Terapêutica”, afirmou, com orgulho, Cândido Pires.

This entry was posted on 9 de setembro de 2013. You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0. You can leave a response.

Leave a Reply