Tu, Presidente - Casa das Convertidas


Na semana passada, antes de saberem do polémico negócio que envolve os parentes do Presidente da Câmara Municipal de Braga, esta foi a opinião expressa pelos Bracarenses sobre a recuperação da Casa das Convertidas.  





Rui Milhão É pena que o Convento de S. Francisco em Real veja uma vez mais uma oportunidade de recuperação passar ao lado. A argumentação de que não há financiamento para o projecto parece-me um pouco fraca. Pois se parece haver para financiar a pousada na casa das Convertidas, também haveria para a edificar em Real. A CMB vai avançar para a expropriação nas Convertidas sem certezas? 

Francisco Grilo O caso da pousada da juventude que foi discutido para a programação e tendo como resposta a Capital Europeia da Juventude 2012, comprometeu inicialmente a recuperação do edifício do Convento de São Frutuoso, em Real. Parecia bem encaminhado, como qualquer projeto do CEJ2012. No entanto a indefinição posterior deixou em aberto a solução, apontando-se o que agora se projeta para a Casa das Convertidas na Avenida Central. Ambos os locais mereceriam uma atenção especial, tratando-se de imóveis em acentuada degradação e em locais privilegiados que poderão capitalizar a urgente recuperação. A fruição da Casa das Convertidas, merece uma atenção redobrada, dado a que se assiste à sua eminente depauperação patrimonial, num edifício e área que é central e poderá valorizar aquela zona tão despovoada. Note-se que o edifício do Convento de São Frutuoso, também ele em ruínas, terá uma necessidade de afetação utilitária, porque não para os seniores ou polo museológico/arqueológico do período antigo pós romano. 

Domingos Da Silva Abreu Tanto quanto julgo saber a tutela da Casa das Convertidas é do Ministério da Administração Interna. A recuperação da Casa das Convertidas é URGENTE. Se não se poder fazer tudo de uma vez, que seja feita por fases. Quanto à instalação da pousada da Juventude, já emiti a minha opinião. Instalações, devolutas, da Escola Dr. Francisco Sanches em S. Victor. 

João Queiroga Não conheço o interior da "Casa das Convertidas" como também desconheço a quem pertence a posse da propriedade! Como, certamente, a generalidade dos Bracarenses, acho que é imperativo e urgente o reaproveitamento desta estrutura, que, há muito, fica mal na fotografia do centro histórico da cidade, de preferência com uma finalidade cultural! Quanto a mim, há outro edifício no coração da cidade, muito mal aproveitado, que clama outra dignidade e um reaproveitamento urgente! O edifício da antiga Escola Comercial, paredes meias com a velha muralha da cidade, uma traça magnífica, com umas belas arcadas na sua face poente! Que belo hotel de charme aqui se instalava!... 

Domingos Da Silva Abreu Conheço o interior da "Casa das Convertidas". Todo o imóvel merece ser recuperado e posto à disposição dos bracarenses e de todos aqueles que visitam. Já para ali ser instalada a Pousada da Juventude, tenho muitas reservas, não só pela falta de espaço, como pelo perigo de se adaptarem os existentes fazendo desaparecer grande parte da riqueza arquitectónica do edifício. Temos alternativa para a instalação da Pousada da Juventude em Braga para tal defendo as antigas instalações da Escola Francisco Sanches. Bons acessos para viaturas e utentes para além de espaços interiores e exteriores com dignidade para uma Pousada da Juventude. 

Manuel Gomes Alves Transformar tão qualificado edifício numa pousada de juventude é assinar o seu óbito! Uma pousada de juventude requer outras condições físicas e espaciais, de preferência junto às principais redes de transportes nacionais e internacionais.... 

Tania Martinho Concordo com a reabilitação do edifico na Avenida Central. Braga precisa de uma boa Pousada da Juventude. Mas não basta existir... terá de ser bem divulgada, junto dos parceiros de negócios apropriados, quer nacionais quer internacionais, com uma estratégia de comunicação a curto e longo prazo, com recursos humanos especializados, sem servir para as cunhas da cidade. 

Jose Arteiro É claro que uma pousada da juventude naquele local era benéfico, não só pelo equipamento em si, mas também para dar vida ao centro da cidade, que se encontra desprovido de habitantes. Tenho dito ! 





César Vilar Será que vai ser reabilitada a Casa das Convertidas? Eu concordo a 100 % mas mantenham a fachada devidamente arranjada e não a convertam como nos antigos correios.

Filomena Macedo Atendendo a situação económica, não me parece bem ,haver investimentos destas proporções assim para já, uma vez que é urgente. Restaurar este edifício ,seguindo a traça original, não deve ser uma obra muito barata, para fazer mal já temos que chegue. Naturalmente haverá uma outra solução e os jovens serão muito bem recebidos.Com as dificuldades que todos estamos a atravessar, tem que se dar prioridade as necessidades urgentes 

Maria Rebelo Concordo plenamente invistam o dinheiro no nosso património não em obras faraónicas de fachada só com o intuito de caçar votos aos eleitores menos atentos !!!
  
Rui Pedra Estão a espera de que para recuperar este monumento? À espera que caia em ruína para depois deitarem tudo a baixo, para construir um qualquer mamarracho de cimento? 

José Carlos Silva Recuperar sim e nunca será demasiado cedo, mas acho que usar o Convento das convertidas para uma pousada da juventude adulterará demais algo que se devia manter o mais fiel possível ao original, recupera-se/estraga-se demasiado nesta cidade. Quanto à pousada ir para Real, acho que foge demasiado ao centro da cidade e perde o seu propósito, no entanto era muito bom recuperar (e não estragar!) o Convento de S. Francisco. 

Jorge Louro A pousada da juventude deveria ser uma das âncoras para a revitalização do centro e a ideia de a levar para Real foi um enorme erro. Ultrapassado esse erro, porque não estudar outras localizações? Não há outras possíveis localizações que a Casa das Convertidas? Julgo que sim. E na última Assembleia de S. Victor foi aprovada uma moção, por todas as forças políticas presentes, que entendeu isso (também o PS). Desde logo porque há o edifício antigo da Francisco Sanches, porque a adaptação da Casa das Convertidas a uma pousada poderá levantar problemas na conciliação do património (Monumento Nacional) e porque poderão existir outras localizações. Se a isto juntarmos a ideia que para haver uma pousada na Casa das Convertidas é preciso comprar as casas ao lado (que depois vamos descobrir pertencerem aos de sempre) há que reflectir duas vezes sobre as motivações desta “conversão” às Convertidas. 

Henrique Castro A Coligação Juntos por Braga deve liderar a escolha da nova localização da Pousada da Juventude cuja proximidade ao centro histórico, que precisa de ser dinamizado, deve ser o principal critério. A proposta inicial dos Socialistas era um disparate, no entanto já se preparam para fazer passar a ideia que o Centro da cidade também era a sua localização preferida.


This entry was posted on 13 de maio de 2013 and is filed under ,. You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0. You can leave a response.

Leave a Reply