Enterro da Gata é momento ideal para promover o convívio e a união entre os alunos

Ricardo Rio visitou Gatódromo


Ricardo Rio esteve presente no Gatódromo no dia de abertura das Monumentais Festas do Enterro da Gata de 2013, que se realiza durante esta semana na Alameda do Estádio Municipal de Braga. A iniciativa foi uma forma simbólica de Rio se associar a um momento marcante e especial na vida da cidade e de uma das suas mais importantes instituições, a Universidade do Minho.

O líder do “Juntos Por Braga” aproveitou a ocasião para felicitar a Associação Académica da Universidade do Minho (AAUM) pela organização deste evento, que conta mais uma vez com a presença de bandas de enorme qualidade e prestígio. “À semelhança do que nos tem habituado, a AAUM organizou com enorme eficácia e qualidade este Enterro. Todos os que participaram na organização estão de parabéns e merecem agora desfrutar destes momentos de muito trabalho, mas também de muita alegria e animação”, afirmou.

Segundo o candidato à Presidência da Câmara Municipal de Braga, este é o momento oportuno para os estudantes descomprimirem da desgastante época de estudos a que são sujeitos e de recuperarem energias para a reta final do ano letivo. “Os alunos devem usar estes momentos para promover o convívio, a confraternização e a união entre si. Para alguns estudantes, que estão prestes a terminar as suas Licenciaturas ou Mestrados e a entrar no mercado de trabalho, esta é ainda a melhor forma de se despedirem deste ciclo da sua vida”, afirmou, garantindo em seguida que irá fazer o que estiver ao seu alcance para que a transição desses estudantes para a vida ativa seja feita com sucesso: “A autarquia tem a responsabilidade de, em ligação com a Universidade e suas associações, trabalhar no sentido de dar a estes alunos todas as condições para uma integração mais fácil e bem-sucedida. É isso que iremos fazer”.

Ricardo Rio desejou que as festividades do Enterro da Gata decorram em ambiente de festa e segurança, apelando para isso à precaução e à responsabilidade de todos os intervenientes do evento. “É importante que uma festa tão bonita e marcante como esta não fique manchada por incidentes evitáveis. Nesse sentido, é fundamental que todos os intervenientes - desde os estudantes, aos elementos da organização e passando pelas forças de segurança - atuem de forma responsável e séria e evitem os exageros, para que todos possam divertir-se e usufruir desta semana de festa”, disse.

Por fim, o líder do “Juntos Por Braga” enfatizou que é muito importante que, durante o resto do ano, os estudantes da Universidade do Minho se integrem mais na vida da cidade e encontrem no centro espaços atrativos onde possam conviver. “Estes estudantes que aqui se encontram no Enterro da Gata raramente podem ser vistos no centro da cidade, e essa é uma grande perda para o concelho. Braga não se pode lembrar destes alunos apenas durante o período do Enterro da Gata. É preciso saber chamá-los e encontrar no centro da cidade espaços culturais, de convívio e de diversão onde estes se possam sentir confortáveis e bem-recebidos”, concluiu.

This entry was posted on 13 de maio de 2013. You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0. You can leave a response.

Leave a Reply