Ricardo Rio diz que Braga rural vai liderar mudança de Outubro


Fernando Araújo, aproveitando a presença de Ricardo Rio no decurso de uma visita à Freguesia de Pedralva para contacto com a população local, anunciou publicamente a sua recandidatura para a liderança da Junta de Freguesia de Pedralva. 

Com 58 anos, casado, pai de dois filhos e aposentado da GNR, Fernando Araújo volta a candidatar-se pelo "Juntos por Braga" à Junta da Freguesia de que é natural e onde viveu toda a sua vida. “Tomei esta decisão fundamentalmente porque considero que mais quatro anos se passaram sem que a Junta de Freguesia pugnasse pelo desenvolvimento da freguesia, continuando esta a estar parada no tempo”, afirmou. 

Numa breve intervenção, o candidato começou por agradecer a presença e o apoio de Ricardo Rio e dos elementos da sua candidatura, manifestando o orgulho que é receber “o futuro Presidente da Câmara de Braga em Pedralva” e garantido que a sua equipa irá trabalhar afincadamente em benefício da população da freguesia. 

Fernando Araújo reconheceu de seguida a dificuldade do trabalho que será devolver perspectivas de futuro a uma freguesia com características marcadamente rurais e que está estagnada há vários anos, carecendo de apoios a nível social, em específico para a população mais idosa, e de dinâmica cultural e associativa. 

“Numa Freguesia como esta, temos que saber preservar a nossa identidade, a nossa qualidade de vida, o bom ambiente, mas também reforçar os apoios sociais e as oportunidades para os mais jovens”, referiu. 

Segundo Fernando Araújo, a grande prioridade da sua candidatura passa mesmo pelo aumento do apoio social, numa altura em que o país atravessa uma grave crise económica e social. “Nesta fase, é muito importante que as pessoas sintam que a Junta está disponível para as ajudar a ultrapassar as inúmeras dificuldades porque passam no seu dia-a-dia”, salientou, referindo que pretende também abrir um centro de convívio onde as pessoas mais idosas possam socializar durante o dia: “A população sénior necessita urgentemente de um local onde se possa juntar e conviver, combatendo a solidão e passando o tempo de forma lúdica e divertida”. 

Em termos culturais, o candidato à presidência da Junta de Pedralva descreveu a freguesia como “totalmente estagnada”. “Queremos que as pessoas participem muito mais na vida da freguesia. Nesse sentido, vamos desenvolver um conjunto de atividades que têm como objetivo cativar a população e incentivar e dinamizar várias iniciativas lúdicas, culturais e sociais”, garantiu, sublinhando que, apesar de se tratar de uma freguesia rural, Pedralva tem todas as condições para poder desenvolver um trabalho “bem mais profícuo” nessas áreas. 

Braga rural vai liderar mudança de Outubro 

Na circunstância, Ricardo Rio agradeceu a disponibilidade de Fernando Araújo e daqueles que o acompanham nesta candidatura, lembrando que acompanha a Freguesia de Pedralva há vários anos, conhecendo bem de perto a sua realidade e os problemas que esta enfrenta, realçando o facto de também aqui “ter reunido gente muito boa e com muita vontade de trabalhar para o bem da comunidade, sem esperar receber nada em troca”. 

O candidato à Presidência da Câmara Municipal de Braga apelou ainda à necessidade urgente da Mudança e que este é o momento certo para a concretizar. “Pedralva vai ficar muito bem servida com o Fernando Araújo e com a sua equipa”, referiu Rio. 

Ricardo Rio chamou ainda a atenção para o desrespeito com que o atual Executivo olha para as freguesias, achando que, com a colocação de um piso sintético num campo de futebol, ficam resolvidas todas as necessidades das populações. “As freguesias têm muitas outras necessidades bem mais urgentes e que a autarquia tem optado por ignorar. É fundamental que não se prejudiquem os cidadãos que optam por morar em freguesias mais afastadas do centro, como é o caso”, referiu o líder do “Juntos por Braga”, chamando a atenção para as carências que existem na área da Educação e para a necessidade do reforço do Apoio Social, com o aumento do número de idosos e a constante saída dos jovens para outros locais. 

Rio referiu ainda a necessidade imediata de salvaguardar este pulmão do concelho, dotando e reforçando os meios de Proteção Civil para evitar que toda esta área seja dizimada pelos incêndios. 

Para o Candidato à Presidência da Câmara Municipal de Braga, é essencial que a autarquia tenha consciência da importância de preservar a identidade rural e a boa qualidade de vida em Pedralva. “Esse tem de ser o grande foco, propiciar fatores adicionais de qualidade de vida numa zona onde todos os outros elementos essenciais estão garantidos e, em alguns casos, até são mais favoráveis do que nas freguesias do centro da cidade”, enfatizou. 

Perante o distanciamento da Câmara Municipal face aos anseios destas populações, Ricardo Rio mostrou-se plenamente convicto de que a “mudança de Outubro vai começar nas Freguesias rurais do Concelho”, tendo como ponto de partida a constatação dos ganhos proporcionados pela renovação já concretizada em diversas Juntas de Freguesia da periferia de Braga, com claros benefícios para as populações. 


This entry was posted on 4 de maio de 2013 and is filed under ,,. You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0. You can leave a response.

Leave a Reply