Ricardo Rio visitou Centro Cultural e Social de Santo Adrião


Centro de Santo Adrião é espaço de referência e um exemplo na cidade 

Ricardo Rio, líder do “Juntos Por Braga”, participou na Sardinhada de S. Pedro da Terceira idade dos utentes do Centro Cultural e Social de Santo Adrião (CCSSA). João Sousa, Presidente do Centro, e João Pires, Presidente da Junta de Freguesia de S. Lázaro, acompanharam Rio durante este convívio. 

Na ocasião, o candidato à Presidência da Câmara Municipal de Braga salientou que o CCSSA é uma instituição de enorme importância não só no contexto da freguesia, mas em todo o concelho. “Em Braga, todos reconhecem a vossa instituição como um espaço de referência. A população que auxiliam, as empresas, as instituições sociais, as entidades públicas e os parceiros que foram angariando ao longo do tempo têm esta instituição como um verdadeiro exemplo pelo trabalho que faz”, elogiou. 

Ricardo Rio sublinhou o enorme mérito do Presidente João Sousa e dos colaboradores da CCSSA pelo trabalho que têm vindo a desenvolver ao longo destes 30 anos de existência da instituição. “Não há instituição nenhuma que viva sem as pessoas e sem servir as pessoas. Se o Centro completa 30 anos da forma que o faz e gozando do respeito que todos lhe têm, é porque seguramente trabalhou muito bem. E quem trabalhou muito bem foram as pessoas que deram corpo a este projeto, aqueles que avançaram com ele, o lideraram, e procuram sempre dar a melhor atenção aos idosos e às crianças que auxiliam”, afirmou. 

Para o líder do “Juntos Por Braga”, o CCSSA é uma entidade viva que aproveitou a oportunidade criada de interagir os idosos com a população jovem, através do projeto “Synergia”, agregando à sua volta várias valências que dão resposta a necessidades da comunidade e seguimento a projetos desenvolvidas para a mesma. “Quando há instituições com esta capacidade para ir ao encontro dos problemas das pessoas, é motivo de enorme tranquilidade para os responsáveis autárquicos. A Câmara Municipal não tem de se substituir a estas instituições, mas tem, isso sim, de dar condições para fazerem o vosso trabalho da melhor forma possível. Contem connosco para vos ajudar a concretizar os projetos que têm pela frente e a serem cada vez melhores”, concluiu Rio, enaltecendo ainda o trabalho incansável da Junta de Freguesia de S. Lázaro e do seu Presidente, João Pires, na procura de garantir que o CCSSA tem todas as condições necessárias para efetuar o seu trabalho. 

Alargamento do Lar é projeto apara o futuro 

Por seu turno, João Sousa, Presidente e fundador do CCSSA, reforçou que tem de haver uma maior solidariedade e espirito de parceria entre as diversas IPSS´s do concelho, para que as populações possam usufruir de um serviço social mais completo e eficaz. “Deveríamos ser mais unidos e fomentar o trabalho em rede. Nós temos forças que podíamos repartir e temos necessidades que outros poderiam cobrir. Todos ficariam mais bem-servidos se isso acontecesse”, garantiu. 

No que se refere ao apoio às crianças, o CCSSA tem as valências de creche, jardim-de-infância, ATL, CATL e CAT. Quanto aos idosos, possui apoio domiciliário, Centro de Dia e Lar. “Fruto da crise que vivemos, há muito mais pessoas a pedir apoio, sobretudo para a Terceira Idade, já que na parte de creche e jardim-de-infância a cidade está bem coberta”, explicou, notando que o grande projeto de futuro para a instituição passa pelo aumento para mais do dobro da capacidade do lar: “Mas mesmo com o alargamento, o que vamos resolver será uma gota de água num mar de dificuldades que as famílias atravessam. Aliás, muitos dos idosos que temos no Centro de Dia estão em condições físicas e psicológicas muito deterioradas. Já deveriam estar em lar, se houvesse espaço para tal”. 

Por fim, João Sousa mostrou-se esperançoso no futuro, apesar das dificuldades económicas e sociais que acabam por afetar o funcionamento da instituição. “Temos 90 funcionários e felizmente respira-se paz e tranquilidade nesta casa. A contenção obriga-nos a um esforço muito grande mas não há nenhuma preocupação excessiva e cumprimos à risca com as nossas obrigações. Estamos também atentos a todas as ajudam que conseguimos obter, desde associados a benfeitores e amigos que compreendem a nossa obra e fazem gosto em contribuir”, afirmou, agradecendo o espirito solidário dessas pessoas.

This entry was posted on 30 de junho de 2013 and is filed under ,. You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0. You can leave a response.

Leave a Reply