Braga tem condições únicas para se afirmar como destino turístico de primeira linha

Ricardo Rio reuniu com Os Do Turismo


Inserido num ciclo de contactos que os “Juntos Por Braga” têm vindo a promover, e que tem por objectivo desenvolver uma política de diálogo e proximidade com os diversos agentes, Ricardo Rio reuniu com “Os Do Turismo”, um grupo de jovens empresários da cidade ligados à actividade turística.

Esta iniciativa permitiu ao líder do “Juntos Por Braga” debater com agentes do sector as principais dificuldades com que se defrontam as empresas turísticas em Braga e o panorama geral da área no concelho. “Ouvir as opiniões e os contributos destes jovens foi extremamente interessante e enriquecedor, acabando por confirmar algumas das percepções que temos sobre aquilo que é a pobreza da promoção e da valorização turística da nossa cidade”, afirmou.

Como explicaram os elementos do grupo “Os Do Turismo”, os seus principais objectivos passam por, através da elaboração de um conjunto de ideias e contributos, dinamizar o panorama turístico e afirmar Braga como cidade turística de primeira linha não só em Portugal, mas na Europa e no mundo. “Queremos acima de tudo mostrar o ponto de vista de quem trabalha e vive o turismo todos os dias, que não é o mesmo de quem está longe do contacto intimo com esta realidade que vivemos”, salientaram, garantindo que é essencial uma perspectiva nova para que a cidade possa aproveitar o potencial turístico fantástico e único de que dispõe.

Para Ricardo Rio, existe por parte da autarquia uma insuficiência estratégica que obstaculiza a intensificação da actividade turística, não se descortinando qualquer orientação ou capacidade de valorização da inúmera oferta que Braga tem nos mais variados domínios. “É essencial saber promover Braga junto dos muitos públicos-alvo que podemos atingir, de maneira a que possamos atrair cada vez mais visitantes e para que haja condições para surgirem mais projectos empreendedores ligados ao turismo”, sublinhou, destacando que a aposta no Turismo é prioritária para a dinamização da economia da cidade, para a criação de emprego e geração de riqueza.

Segundo o candidato à Presidência da Câmara Municipal de Braga, a promoção da cidade tem de ser feita de forma radicalmente diferente daquela que tem sido assumida até ao momento. “A autarquia não tem tido a capacidade e nem sequer tem demonstrado interesse em valorizar o que é nosso e fomentar Braga como cidade turística por excelência. Tem de haver uma orientação no sentido de que a cidade saiba valorizar aquilo que é seu e colocá-lo ao dispor dos próprios bracarenses, para que estes conhecem a história da sua terra e tenham orgulho nela. Pensar Braga para os seus é um trabalho que ainda não está feito”, garantiu.



Comunicação é chave para o sucesso

Nesse sentido, os jovens empresários garantiram que a implementação de uma estratégia de comunicação forte, eficaz e planeada, que actualmente praticamente não existe, é um passo fundamental para impulsionar turisticamente a cidade. “Apercebem-nos no contacto directo com os nossos clientes, que são turistas nacionais e internacionais, que a cidade não está devidamente divulgada. Assim sendo, os turistas aqui chegam sem grandes expectativas, mas a verdade é que, depois de conhecerem o nosso património, ficam de boca aberta com o que temos para oferecer”, enfatizaram, destacando que esta é a prova de que a nível de património, cultura, historia e localização geográfica Braga tem condições turísticas de excepção, pecando apenas na forma deficiente como a divulga e promove.

Repensar o funcionamento do Posto de Turismo; responsabilizar o Turismo e Norte de Portugal pela fraca divulgação que efectua da cidade; ligar o Turismo de Braga a Santiago de Compostela; afirmar as festas de S. João como as grandes festas da cidade e aproveitar o potencial turístico do Gerês foram alguns dos muitos contributos elaborados por este grupo de empresários.

“Estas são ideias simples que, na maior parte dos casos, nem sequer necessitam de grande investimento para ser postas em prática. O principal é ter vontade de fazer e ter atenção a uma palavra: comunicação. Esse é o elemento-chave para termos sucesso”, revelaram.

Por fim, Ricardo Rio elogiou a iniciativa deste grupo de jovens empresários em se unir e trabalhar no sentido criar uma Braga melhor. “Este é um exemplo fantástico de jovens que estão genuinamente interessados em construir uma cidade diferente e se juntam com vista à obtenção de objectivos comuns. É este espírito de iniciativa e vontade de fazer melhor e diferente que nos fazem acreditar que Braga tem tudo para mudar e para ter um futuro risonho”, acredita, elogiando ainda as empresas inovadores e diferenciadores que estes jovens representam.

This entry was posted on 20 de junho de 2013. You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0. You can leave a response.

Leave a Reply