Eu, Presidente - políticas culturais


Braga é uma cidade bimilenária de importância histórica e cultural inegável, mas infelizmente as políticas culturais da Câmara Municipal têm sido erráticas e sem um rumo definido.

Apesar da resiliência, dedicação e esforço de muitas instituições privadas, Braga é hoje um concelho sem uma estratégia cultural, sendo o Theatro Circo exemplo disso mesmo. Urge inverter este rumo. Já a partir das próximas eleições.

Neste sentido, se fosse Presidente da CM de Braga, que medidas proporia para a política cultural do concelho? Como potenciar as infraestruturas existentes, através de uma nova forma de encarar a cultura em Braga? E o que sugere para o Theatro Circo, mais um dos exemplos da má gestão socialista?

Deixe-nos a sua opinião e contribua para um programa verdadeiramente regenerador para Braga.

This entry was posted on 1 de abril de 2013 and is filed under ,,. You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0. You can leave a response.

One Response to “Eu, Presidente - políticas culturais”

  1. Boa tarde,

    Eu diria que este é o momento certo de juntar a Câmara/Cultura aos espaços disponíveis na cidade e neste exemplo em concreto o Theatro Circo que a sua gestão de conteúdos e programação é muito mal aproveitado. porque aqui torna-se tão fácil procurar exemplo da cidade vizinha: Guimarães com uma sala como o Centro de Artes e Espectáculos de Guimarães (CAE São Mamede), que em nada se pode comparar ao nosso mítico TheatroCirco. Consegue ter uma programa regularmente atractivo e que por enumeras vezes já me fez ir lá para ver as tão faladas peças de teatro, eventos de comédia concertos tudo que esta na actualidade em destaque passa nesta sala. Isto só se pode porque há acordos certamente entre a direcção da sala e as respectivas promotoras dos espectáculos (a UAU talvez a maior neste momentos, traz sempre os seus novos espectáculos a Guimarães e bem podiam vir também a Braga), algo que isto não se revê na sala da nossa Cidade. Sem falar que quando conseguimos ter a sorte de um Espectáculo apresentar-se no Theatro Circo os preços são sempre superiores ao mesmo espectáculo na cidade vizinha o que é uma pena. Esta na hora de termos a mesma oferta Cultural que a cidade vizinha ou ate a cidade do Porto! acho que não estamos a pedir de mais, com uma sala como o Theatro Circo acho que nada é pedir de mais!! outro exemplo é o Teatro Municipal de Vila do Conde que só para mostrar o como eles "mimam" os Vila-condenses, a agenda cultural do mês de Março e Abril tem entre muitos outros espectáculos, concerto dos Virgem Sutra,dos DEOLINDA!!, as peças Reis Da Comédia, LAR DOCE LAR (Maria Rueff e Joaquim Monchique), o espectáculo do Mágico Mário Daniel e também teve recentemente concerto da Fadista Ana Moura. Em dois meses conseguem ter aquilo que Braga não vê num ano??? faz algum sentido? se estas cidades conseguem dar esta oferta cultural aos seus habitantes porquê Braga não há de poder? espero que seja este o "grito" de revolta e o início da era de mudança. Deve se ter como objectivo que todos os artistas queiram e façam questão de vir atuar/ representar a esta emblemática sala que todos sempre realçam a beleza da mesma e acolhimento que o público Bracarense sempre lhes dão.
    Espero que sejam destes tipo de comentários que procuram com este tópico e que o meu contributo seja útil para uma melhoria da Futura Administração que poderá ter o Theatro Circo.

    Obrigado por nos dar direito a expressar o que a tanto tempo deve ser dito.

    Bruno Almeida.

    ResponderEliminar