Ricardo Rio visitou Agrupamento de Escolas de Nogueira


Sucesso do Agrupamento de Escolas de Nogueira é exemplo a seguir por todo o concelho


Englobado num ciclo de contactos com diversos agentes do concelho que atuam na área da educação, cujo objetivo passa por desenvolver com eles uma política baseada no diálogo e na proximidade, Ricardo Rio visitou a Escola EB 2,3 de Nogueira, sede do Agrupamento de Escolas de Nogueira. José Matos, Diretor do Agrupamento, e Sandra Roma, Vice-Diretora, acompanharam Rio durante esta iniciativa. Atualmente, o Agrupamento engloba 14 escolas, divididas por várias freguesias, e tem cerca de 1640 alunos inscritos.

Para o líder do “Juntos Por Braga”, esta visita foi uma ótima oportunidade para conhecer mais de perto o “excelente” trabalho que tem vindo a ser desenvolvido neste Agrupamento. “Esta é a demonstração cabal de que quando há uma liderança capaz e o envolvimento quase que diria apaixonado de todos os docentes, os resultados aparecem”, salientou, garantindo que quando assim acontece, “evidentemente” que o corolário lógico é o” sucesso” e o “bem-estar” dos alunos.

Rio apontou o envolvimento dos docentes reformados com o Agrupamento de escolas como um exemplo da dedicação, do carinho e do afeto que têm pelo Agrupamento. “Tivemos oportunidade de constatar o grande envolvimento que os docentes reformados ainda mantêm com a Escola e que resulta na criação dos amigos do Agrupamento de Nogueira, que estão neste momento a participar ativamente em várias atividades não letivas. É uma excelente forma de ajudar a escola e os alunos e também de os próprios docentes reformados ocuparem os seus tempos livres”, referiu.

Segundo o candidato à Presidência da Câmara Municipal, o êxito alcançado por este Agrupamento é um fator de “tranquilidade” para quem tem responsabilidades autárquicas. “É com enorme satisfação e orgulho que observo o trabalho que aqui se tem efetuado, que pode e deve ser estimulado e replicado, como felizmente vai acontecendo, na maioria das escolas do concelho”, afirmou.

Rio enfatizou que esta visita, à semelhança do que já tinha acontecido anteriormente, permitiu ganhar consciência para o problema do défice de financiamento para a componente do Ensino Básico, que não está contemplado e que no concelho de Braga vive uma grande indefinição em termos de quem é que pode e deve prestar esse mesmo apoio. “Nestes casos, vai valendo o apoio e colaboração das Juntas de Freguesia para contornar essas dificuldades. Como mais uma vez comprovamos neste Agrupamento, as Juntas têm uma relação exemplar com as escolas integrantes do Agrupamento de Nogueira”, disse.

“Uma Escola de Sucesso para todos”

Por seu turno, José Matos referiu que as escolas do Agrupamento, de uma forma geral, dispõem das condições necessárias para se trabalhar. No entanto, notou que algumas necessitam de obras de melhoria, sendo que no caso da Escola EB1 de Lomar seria mesmo fundamental a mudança para novas instalações. “A Escola de Lomar, mesmo com uma remodelação, já não oferece as condições para fazer face aos problemas e necessidades pedagógico-didáticas atuais. No resto, há necessidade de se proceder a algumas obras de melhoria”, disse, apontando os exemplos da ampliação da Escola EB1 de Fraião, a mudança do piso e instalação do recreio na Escola EB1 de Nogueira e a pintura exterior da Escola EB2,3 de Nogueira como os casos mais urgentes.

O Diretor fez questão de notar que este é um Agrupamento seguro, com um ambiente muito calmo e com resultados acima da média nacional. “É justo dizer que estamos no bom caminho, definimos metas exigentes mas que têm sido sempre atingidas. Estamos perante numa Escola segura e de sucesso, e é isso mesmo que indica o nosso lema: Uma escola de sucesso para todos”.

Na última avaliação externa, efetuada em 2008, o Agrupamento de Escolas de Nogueira foi escolhido pela Inspeção Geral da Educação como o Agrupamento modelo para apresentar a nível nacional. Essa foi uma “distinção” que deixou José Matos feliz e orgulhoso. “É evidente que é sempre bom vermos o nosso trabalho reconhecido, mas mais importante do que isso é saber que daí para a frente continuamos a desenvolver um trabalho que nos permite dizer que estamos ainda melhor do que em 2008”, congratulou-se, dando o exemplo dos resultados obtidos nos exames de aferição do 4ºano, onde o Agrupamento obteve resultados acima da média nacional e do concelho em todas as escolas, como espelho de tudo o que tem sido construído “em conjunto” pela sua direção, corpo docente, pais, alunos e comunidade.

A finalizar, José Matos chamou a atenção para o facto de a limitação de recursos disponibilizados para as Escolas poderem pôr em causa o seu bom funcionamento, temendo que muitas das conquistas feitas ao nível da segurança, bem-estar e resultados escolares possam ser postas em causa. “Há limites para tudo e há recursos que são indispensáveis. Quando se atinge o limite mínimo, não dá mais para esticar a manta. Até ao momento, nunca houve uma atividade nesta escola que não se fizesse por falta de dinheiro, mas no futuro esse é um risco bem real”, garantiu, notando o “fabuloso” envolvimento e ajuda que têm sido dados pela comunidade, em especial pelas Associações de Pais e Juntas de Freguesia: “Felizmente, temos contado sempre com a ajuda da comunidade para superar os obstáculos e as limitações”.

Almoço servido por alunos

Esta visita de Ricardo Rio à Escola EB2,3 de Nogueira iniciou-se com um almoço que teve uma particularidade muito especial: foi servido pelos alunos do Curso de Educação e Formação (CEF) de Serviço de Mesa e Bar, sendo parte integrante da sua formação. “Estes alunos merecem a nossa clara aprovação e esperemos que, à semelhança do que aconteceu noutros anos em que o curso teve grandes níveis de empregabilidade, possam contribuir para a melhoria da qualificação da oferta turística do nosso concelho”, afirmou Rio.

This entry was posted on 14 de abril de 2013 and is filed under ,. You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0. You can leave a response.

Leave a Reply