Ricardo Rio visitou Centro de Solidariedade “Imaculada Conceição”


Autarquia tem de colaborar “muito mais” com as IPSS´s do concelho


Ricardo Rio, líder dos “Juntos Por Braga”, visitou o Centro de Solidariedade da Imaculada Conceição, dando seguimento a um ciclo de contactos que tem por objetivo promover uma política de diálogo e proximidade com as instituições. A Irmã Idalina Pinto, Directora do Centro, Fernando Almeida, candidato à União de Freguesias Maximinos, Sé e Cividade, e Jorge Miranda, membro da lista e representante da Cividade, acompanharam Rio durante esta iniciativa, que permitiu conhecer mais detalhadamente a realidade desta IPSS e perceber as suas reais dificuldades.

No decorrer da visita, Idalina Pinto explicou que esta é uma instituição de cariz social que procura dar resposta, dentro do possível, às solicitações dos pais. “Temos como principal missão colaborar com os pais na tarefa da Educação das crianças que diariamente passam pela nossa casa, tanto como no pré-escolar como nas Atividades de Tempos Livres (ATL)”, afirmou, confessando ainda que a instituição se tem debatido com bastantes problemas económicos: “Temos dificuldades do ponto de vista financeiros, que são também fruto da conjuntura complicada que atravessamos”.

Por seu turno, o Candidato à Camara Municipal de Braga salientou que esta IPSS desenvolve um trabalho social bastante meritório e de elevada qualidade. “É responsabilidade da autarquia fazer mais pelas instituições do concelho. Esta, tal como muitas outras IPSS, não têm contado com a colaboração autarquia no desenvolvimento da sua atividade”, sublinhou.

Rio lamentou que a instituição seja obrigada a debater-se com problemas operacionais relativamente fáceis de resolver, como é o caso do problema de estacionamento para os pais, que criam constrangimentos aos utentes e a quem transita na rua onde o Centro está sediado. “Estas são questões que podem ser resolvidas com uma ação facilitadora por parte da autarquia, que deve estabelecer uma cultura de diálogo e de proximidade com as instituições”, reforçou.

Ricardo Rio abordou ainda os problemas transversais que afetam as IPSS do concelho. “É urgente uma reflexão por parte da autarquia no que diz respeito ao financiamento das IPSS e na forma como se estão a utilizar os ATL’s e o serviço de refeições”, afirmou, enfatizando que não se pode continuar a “desvalorizar” o trabalho efetuado pelas IPSS: “O serviço que prestam é essencial para o bem-estar e qualidade de vida das comunidades”.

Também Fernando Almeida, candidato à Junta de Maximinos, se mostrou preocupado com o financiamento destas instituições. Como nota de encerramento da visita, o candidato referiu que a instituição tem um projeto pedagógico “completo e muitíssimo interessante”, e que irá fazer o que estiver ao seu alcance para apoiar o Centro.

This entry was posted on 9 de agosto de 2013. You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0. You can leave a response.

Leave a Reply