Ricardo Rio reuniu com “Eramus Student Network”



Rio defende aumento da cooperação e diálogo para benefício de todos os intervenientes


Dando seguimento a uma série de contactos com diversos organismos ligados à comunidade académica, Ricardo Rio, líder dos “Juntos Por Braga”, reuniu com a Erasmus Student Network Minho (ESN). A reunião teve como intuito conhecer de forma mais aprofundada o trabalho da ESN Minho e de compreender as necessidades desta associação. Hélder Dias, Presidente da ESN, esteve presentes nesta reunião, assim como diversos membros da direção.

Como explicou Hélder Dias, a ESN é uma associação internacional sem fins lucrativos que promove o intercâmbio de estudantes, estando presente em 36 países, entre os quais se inclui Portugal. “A ESN Minho está directamente ligada à ESN Internacional, trabalhando em estreita colaboração com as Universidades locais e recebendo anualmente cerca de 700 alunos de intercâmbio”, afirmou.

Para Rio, essa será uma área a sofrer mudanças imediatas no próximo ciclo autárquico. “É fundamental desenvolver uma lógica de captação e relacionamento próximo com os estudantes estrangeiros que vêm efetuar parte dos seus estudos na cidade. Queremos que estes se sintam apaixonados por Braga e conhecem a nossa história, património e tradições durante o tempo em que aqui estão a estudar”, realçou, afirmando que esta é uma forma de promover Braga.

Durante a reunião abordou-se ainda a questão da qualidade de vida dos estudantes de Erasmus, que se vêm limitados devido a opções que têm vindo a ser assumidas pela Câmara Municipal, como é exemplo os horários reduzidos dos TUB. “As dificuldades de mobilidade condicionam em muito os estudantes, limitando-os a zonas próximas do campus e a uma zona de divertimento muito reduzida, perdendo-se a oportunidade de estes conhecerem as animações locais e o próprio centro de Braga”, sublinhou Hélder Dias, enfatizando que os estudantes acabam também por ser “quase obrigados” a viver à volta da zona da Universidade.

Para o Presidente da ESN, a segurança à volta do Campus é outro assunto que merece uma intervenção rápida e eficaz. “Os alunos sentem-se inseguros na zona, e até para Braga continuar a ser apelativa para os estudantes Erasmus é importante reforçar o policiamento e aumentar os níveis de segurança dos alunos”, afirmou.

No entender do líder dos “Juntos Por Braga”, a autarquia tem uma responsabilidade acrescida para com estes alunos que deve assumir. “É importante dar-lhes todas as condições para a sua estadia ser o mais produtiva possível, reforçando para isso as condições de habitação, mobilidade e os níveis de segurança, quer dentro do Campus, quer na zona envolvente” explicou.

Segundo Rio, a questão da animação deve complementar a presença académica destes estudantes na cidade. “Braga tem de apostar numa animação que seja capaz de captar turistas, estudantes, estudantes em Erasmus e a própria população local para o centro de Braga”, declarou, afirmando que através do aumento da cooperação com organismos como a ESN, estarão reunidas as condições para se reforçar a promoção de Braga no exterior.

O candidato à Presidência da Câmara de Braga foi ainda mais longe e considerou que se deve apostar em iniciativas que sirvam para promover o intercâmbio cultural e troca de experiências. “É importante que se desenvolva a capacidade de acolhimento da cidade de Braga em relação aos estudantes Eramus, proporcionando-se para isso momentos para os Bracarenses conhecerem as tradições, gastronomia, arte e cultura dos países de origem desses mesmos estudantes”, garantiu.

A finalizar, Hélder Dias mostrou-se satisfeito com a visita de Ricardo Rio e da equipa dos “Juntos Por Braga”, afirmando que espera que se consigam ultrapassar as limitações e os problemas que persistem e que estão identificados. “Em conjunto, numa ótica de cooperação e diálogo, estou certo de que podemos desenvolver iniciativas que serão benéficas para todos os intervenientes”, assegurou.

This entry was posted on 12 de agosto de 2013. You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0. You can leave a response.

Leave a Reply