Manuel Carvalho, atual Presidente da Junta de Freguesia de Este S. Pedro, apresentou publicamente a candidatura à União de Freguesias de Este S. Pedro e Este S. Mamede, liderando a equipa dos “Juntos Por Braga”. A iniciativa decorreu no auditório da Junta de Freguesia de Este S. Mamede, que encheu por completo com apoiantes e várias personalidades da vida política em Braga, entre as quais se incluiu Ricardo Rio. Na ocasião, foram também apresentados os elementos que constituem a equipa liderada por Manuel Carvalho, assim como os nomes que integram a Comissão de Honra e a Mandatária para a Juventude.
Ricardo Rio notou que o facto de a sala estar completamente cheia se deve à confiança que as pessoas depositam nesta “extraordinária” candidatura. “Manuel Carvalho foi um fantástico Presidente da Junta em Este S. Pedro, tendo contribuído de forma significativa para o seu desenvolvimento. A partir de agora, fará exatamente o mesmo por Este S. Mamede, dando à freguesia o que esta não tem tido nos últimos anos”, declarou.
Segundo Manuel Carvalho, e tendo em conta o período de dificuldades crescentes que as famílias atravessam, a ação social será a principal prioridade do seu mandato. “Os motes da nossa campanha são a união, força e ação. Neste momento, é sobretudo para o apoio social que queremos direcionar esses motes. É um trabalho que já temos vindo a efetuar em Este S. Pedro e que vamos agora estender para Este S. Mamede, intensificando-o”, salientou, referindo que há muitas pessoas a necessitar de ser socorridas e que as Juntas de Freguesia não podem ficar “indiferentes” a esta situação.
Para além da área social, Manuel Carvalho apontou a educação, a defesa do ambiente e do património e o fomento do associativismo como sectores a privilegiar. “Queremos que o nosso programa eleitoral chegue ao máximo de pessoas possível, para que conhecem as propostas que temos para dinamizar e modernizar estas duas freguesias. Tenho o orgulho de liderar uma equipa de excelente qualidade, composta por pessoas das duas freguesias que estão totalmente determinadas em lutar pelo bem comum”, afirmou.
O candidato à União de Freguesias de Este S. Pedro e Este S. Mamede assegurou que as Juntas estarão mais tempo abertas e disponíveis para receber os cidadãos e que conta com o empenho e colaboração de toda comunidade para que o trabalho da sua equipa seja bem-sucedido. “O nosso objetivo passa por desenvolver uma política de grande proximidade e diálogo com as pessoas, e contamos muito com o apoio e a experiência da comunidade para melhorar o nosso desempenho e a qualidade de vida em Este S. Pedro e Este S. Mamede”, enfatizou.
Manuel Carvalho fez questão de esclarecer que a sua equipa trabalhará sempre em prol do benefício das duas freguesias, colocando-as num plano de igualdade. “Estamos cá para dar tudo o que sabemos e podemos em prol destas freguesias. Podem contar connosco para dar seguimento ao trabalho efetuado em Este S. Pedro e cujas consequências muito positivas a população sabe reconhecer”, apontou.
Por fim, Manuel Carvalho sublinhou que o concelho necessita urgentemente de uma inversão de políticas a nível autárquico. “Precisamos de alguém como Ricardo Rio, que por certo irá contribuir para o desenvolvimento das freguesias, algo que atualmente não acontece. Exigimos um Presidente da Camara que trate todas as Juntas por igual, independentemente das cores políticas que representam”, concluiu.
Autarquia não pode discriminar Juntas de Freguesia pela sua cor política
Nesse sentido, o líder dos “Juntos Por Braga” afirmou que apesar de as freguesias continuarem com a sua beleza, historia, associações e identidade muito próprias, é muito importante concretizar a união e a força que marcam esta candidatura para que se possa fazer cada vez mais em prol das populações, com a ajuda de uma nova política a nível municipal. “Não aceito uma Câmara Municipal que discrimina algumas Juntas de Freguesia só porque é de um partido opositor, desrespeitando e prejudicando as populações dessas freguesias. É algo que com os ´Juntos Por Braga´ na liderança não voltará a acontecer, porque os interesses dos Bracarenses e o respeito democrático são para nós princípios sagrados”, garantiu.
A finalizar a sua intervenção, Rio evidenciou que para os “Juntos Por Braga” as áreas da preservação do património e da valorização ambiental em cada uma das freguesias serão prioridades. “Durante anos assistimos a erros e políticas ruinosas, que contribuíram para deixar ao abandono os nossos recursos naturais, como aconteceu com o Rio Este, que se transformou numa ameaça para as populações e num canal de poluição para a cidade. Felizmente, vêm ai tempos novos, medidas novas, posturas novas e os grandes vencedores serão todos os bracarenses”, finalizou.