ACANJA é exemplo de liderança e iniciativa no apoio às populações

Ricardo Rio entregou diplomas na “ACANJA”


Ricardo Rio, líder do “Juntos Por Braga”, foi convidado pela Associação de Centros de Apoio Nacional a Jovens e Adultos (ACANJA) para entregar os diplomas aos formandos que concluíram com sucesso dois cursos de informática para a terceira idade: Introdução à Informática e Segurança no Computador. A cerimónia ficou ainda marcada pela assinatura de um protocolo de cedência de duas salas das antigas instalações da Junta de Freguesia de S. Vicente para o desenvolvimento das actividades da associação. Aldina Oliveira, Presidente da ACANJA, e Jorge Pires, Presidente da Junta de Freguesia de S. Vicente, estiveram presentes na iniciativa.

Como explicou Aldina Oliveira, a principal missão da associação passa por “alimentar a mente humana”. “Temos técnicos especializados na área da psicologia, professores que dão apoio na área da formação, apoio social para os idosos e ainda uma vertente cultural e recreativa, abrangendo com estes serviços todas as faixas etárias”, salientou.

A associação, criado há cerca de um ano, está ainda a dar os seus “primeiros passos”, mas a Presidente apelidou o balanço de muito positivo. “Felizmente, várias pessoas acreditaram neste projecto e todos os nossos técnicos dão apoio em regime de voluntariado. Com o pouco de muitos, fazemos as coisas acontecer”, disse, agradecendo o facto de Jorge Pires sempre ter apoiado e confiado no projecto desde o primeiro momento.

Por seu turno, o líder do “Juntos Por Braga” considerou fundamental que existam este tipo de respostas para as várias necessidades que surgem, fruto também da crise social e económica que atravessamos. “ É preciso que haja quem tome a liderança e a iniciativa, e neste caso é de saudar que os técnicos e colaboradores da ACANJA trabalhem em regime de voluntariado, gastando o seu tempo em prol dos outros e em benefício da comunidade sua comunidade”, evidenciou, congratulando todos os envolvidos no projecto.

Para Jorge Pires, a assinatura do presente protocolo de cedência de instalações visa dar as condições necessárias à ACANJA para efectuar o seu trabalho com todas as condições. “Esta cedência só é possível porque a decisão da Junta de S. Vicente passou por não vender as instalações da antiga sede da Junta e entregá-las a quem delas pode tirar proveito, e sobretudo a quem pode trazer benefícios para a população”, afirmou, assegurando que a vida da freguesia fica mais rica com a presença da ACANJA nestas instalações.

Segundo o autarca de S. Vicente, este apoio que estão a dar à ACANJA, através da entrega das instalações, deve-se ao trabalho “notável”, especialmente ao nível psicológico, que esta associação desenvolve. “O apoio da Junta de Freguesia é sempre dado a quem merece, isto é, a quem ajuda as populações e a quem está a trabalhar para o bem e benefício de todos”, garantiu, orgulhando de estar na primeira linha do apoio a esta associação, que tem retribuído essa confiança com um trabalho “fantástico”.

Nesse sentido, Ricardo Rio sublinhou a disponibilidade da Junta de S. Vicente em colocar o edifício ao serviço da comunidade. “Quem ganha com esta decisão é a população da freguesia, que beneficia da actuação de associações como ACANJA, que efectuam um trabalho essencial para a freguesia”, adiantou, enfatizando que é obrigação da autarquia e das Juntas de Freguesia dar as condições e o apoio que for necessário para que as instituições que têm como missão auxiliar a população possam crescer e desenvolver a sua actividade: “Da nossa parte, faremos o que estiver ao nosso alcance para vos auxiliar no vosso trabalho”, concluiu.

O programa deste dia seguiu com uma sardinhada para todos os presentes e uma actuação surpresa da Rusga de Merelim S.Paio.

This entry was posted on 1 de julho de 2013. You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0. You can leave a response.

Leave a Reply