Ricardo Rio visitou “Os Bravos da Boa Luz” |
Englobado num ciclo de contactos que os “Juntos Por Braga” têm vindo a promover com diversos agentes de diferentes âmbitos de actuação, Ricardo Rio visitou a Associação Cultural e Recreativa "Os Bravos da Boa Luz". José do Egipto Silva, Presidente da associação, acompanhou Rio durante esta iniciativa.
Como explicou José Silva, a associação foi criada com o objectivo de reavivar e preservar as actividades culturais dos antigos e actuais moradores desta zona que agrega as freguesias da Sé, Maximinos e Cividade. “Desenvolvemos várias actividades culturais, recreativas e desportivas que visam manter e dar continuidade às tradições dos moradores da zona do Campo das Hortas, Largo da Boa Luz, Rua da Cruz de Pedra, Rua Visconde Pindela e área envolvente das freguesias da Sé e de Maximinos”, afirmou, notando que a ideia da criação do “Os Bravos da Boa Luz” surgiu em 2002 depois de um jantar/convívio com antigos moradores da zona que se revelou um sucesso: “Alguns de nós, amigos de infância, não nos víamos há mais de dez anos. Hoje em dia, todos os dias estamos juntos e voltamos a desenvolver fortes laços de amizade”.
De acordo com o líder dos “Juntos Por Braga”, esta associação desenvolve um trabalho extremamente meritório para o reforço do espírito de comunidade e solidariedade entre as pessoas destas três freguesias. “A maior prova do valor do vosso trabalho é a grande adesão que registam nas iniciativas que organizam e que cumprem um papel fundamental para a coesão desta população, que constitui um dos núcleos mais ricos e com mais tradições no concelho”, elogiou Rio, que apontou as comemorações de Santo António como as mais marcantes que esta associação desenvolve para a vida cultural da cidade.
Por seu turno, José Silva aproveitou a ocasião para exprimir o desejo da associação em ter uma nova sede, com mais condições e espaço onde possam guardar o material. “Estamos carentes de espaço e a sede está em péssimo estado de conservação, o que nos cria vários problemas. Actualmente temos guardadas no sótão as roupas do desfile de Santo António, que nos custaram muito dinheiro e que nessas condições se estão a estragar”, lamentou, sublinhando que a mudança para novas instalações permitiria também estarem de portas abertas durante o dia para receber os associados, intensificando uma vertente social que pontualmente já desenvolvem. No entanto, o Presidente do “Os Bravos da Boa Luz” enfatizou que não estão disponíveis para se mudarem para longe do local onde a associação foi criada: “A nossa zona é esta e é junto desta comunidade que nos sentimos bem e queremos estar”.
Para o candidato à Presidência da Câmara Municipal de Braga, é responsabilidade da autarquia dar todas as condições para que este tipo de associações desenvolva o seu trabalho da melhor forma possível. “Da nossa parte, estaremos sempre receptivos para, na medida do mérito dos vossos projectos, ajudar a que continuem a efectuar as vossas actividades com o máximo de condições possíveis”, salientou.
Por fim, Rio saudou o esforço da associação e fez votos de que esta continue a trabalhar em prol da defesa das tradições e sobretudo do reforço do sentido de identidade da comunidade. “É com muito orgulho que registo que, ao longo dos anos, têm conseguido ser cada vez mais dinâmicos e interventivos, apesar dos muito poucos apoios que recebem. Espero que continuem com a mesma dinâmica na defesa de um património histórico que é de todos”, concluiu.