Leões do Penedo desenvolvem um trabalho social de enorme relevância
Englobado num ciclo de contactos com vários agentes do concelho de diversas áreas de atuação, que tem por finalidade o desenvolvimento de uma política assente na proximidade e no diálogo, Ricardo Rio visitou a associação Leões do Penedo Futebol Clube. João Monteiro, Presidente do clube há 12 anos, acompanhou Rio durante esta visita, bem como Luís Pedroso, Tesoureiro da Junta de Freguesia de Maximinos.
Como explicou João Monteiro, o principal objetivo do clube, que tem mais de 250 associados, passa por tirar a população sénior da solidão em que vive no dia-a-dia. “É para que isso que serve esta associação e é esse o papel que assumimos claramente. Já por isso oferecemos às pessoas que nos visitam vários entretenimentos, como noites de karaoke, passeios quase gratuitos, festivais de folclore, eventos desportivos, e muitas outras atividades de caráter cultural, social e de lazer”, salientou.
O líder do “Juntos Por Braga” notou que é para si, enquanto responsável autárquico, um motivo de “tranquilidade e satisfação” ver no terreno associações como os Leões do Penedo, que têm uma fantástica organização e capacidade para atrair tanta e tanta gente para, de uma forma especial, passarem o tempo de forma lúdica e formativa. “Nestes tempos difíceis que agora vivemos, é fundamental que as pessoas, em especial as de mais idade, possam conviver e criar laços de amizade entre si. Esses laços são preciosos porque servem para se ajudarem uns aos outros nas dificuldades e naquilo que mais precisam”, afirmou.
Nesse sentido, Ricardo Rio congratulou a associação por esta capacidade “pouco comum” de juntar as pessoas mais idosas e de lhes dar algum entretenimento. “A verdade é que para quem quer praticar futebol ou futsal, existem muitas opções no concelho e mesmo na freguesia. Este clube é muito mais do que isso, desenvolve um trabalho social de enaltecer e para o qual não existem muitas alternativas”, disse, garantindo que este tipo de associações desempenham um papel “inestimável” em todos os territórios e devem merecer sempre a colaboração das Juntas de Freguesia e da Câmara Municipal.
A nível desportivo, os Leões do Penedo têm apenas a modalidade de pesca. Essa é uma opção que João Monteiro, analisando o período de grandes dificuldades que o país atravessa, considerou lógica. “O futebol faz alguma falta mas acho que, da forma como a vida está, as prioridades de investimento têm de se centrar precisamente em quem mais precisa. O país está a mudar e nós também mudamos. Quem mais precisa agora é a população sénior que não tem família. Temos de ser nós o braço direito dessas pessoas, retirá-las de casa e da escuridão e dar-lhes uma nova vida aqui”, sublinhou, enfatizando a muita aderência das pessoas às diversas atividades realizadas pela associação.
Ricardo Rio, falando diretamente ao Presidente e aos associados do Leões do Penedo presentes na iniciativa, deixou uma garantia: “Quando for eleito para comandar os destinos da Câmara Municipal, este clube pode contar com toda a colaboração da autarquia para levar a efeito o seu plano de atividades, que é ao mesmo tempo ambicioso e meritório. Este é o tipo de associações cujo trabalho, destinado àqueles que mais precisam, tem de ser obrigatoriamente incentivado e valorizado”.
O candidato à Presidência da Câmara de Braga referiu ainda a importância da Junta de Freguesia de Maximinos, que de forma consistente e responsável tem apoiado os Leões do Penedo. “Este é um apoio que vocês muito merecem pela importância do trabalho que têm vindo a desenvolver e que todos esperamos que continuem a desenvolver por longos anos”, reforçou.
Também João Monteiro apontou a Junta de Maximinos como parceiro de eleição do Leões do Penedo. “A Junta tem-nos dado uma ajuda preciosa a diversos níveis. Para além disso, têm sempre a preocupação e o cuidado de se certificarem que está tido a funcionar corretamente com a associação”, garantiu.