Parque Industrial de Adaúfe merece melhores condições de acessibilidade
Ricardo Rio visitou o grupo “O Setenta”, que integra as empresas Serralharia “O Setenta”, “PerfilNorte” e a “Colaborante”. Todas estas empresas estão situadas no Parque Industrial de Adaúfe. José Correia Fernandes, fundador do “O Setenta”, acompanhou Rio durante esta iniciativa. A visita permitiu ao líder do “Juntos Por Braga” perceber de forma mais detalhada o funcionamento deste grupo e auscultar os empresários relativamente às condições oferecidas pelo Parque Industrial de Adaúfe.
Como explicou o Presidente do “O Setenta”, este grupo dedica-se principalmente a quatro áreas: estruturas metálicas; trabalho em chapa e em perfis ligeiros, caixilharia em alumínio e trabalhos em Inox. “É verdade que estamos a trabalhar para o mercado estrangeiro, mas sobretudo a Serralharia sempre se dedicou mais ao mercado interno. Felizmente, já temos trabalho que chegue até ao final do ano, que é uma garantia de que podemos manter todas as cerca de 250 pessoas que empregamos”, afirmou, notando que não ter de despedir ninguém é uma das suas “missões”.
Segundo Rio, o grupo “O Setenta” é já uma referência no sector da construção no concelho, com uma larga experiência consolidada ao longo dos anos. “É com enorme felicidade que vemos que este conjunto de empresas tem registado uma forte presença exportadora e um crescimento sustentado, que é algo que lhes permite aguentar os efeitos da crise que se faz sentir. Faremos o que estiver ao nosso alcance para proporcionar a este grupo, assim como aos restantes, as condições de trabalho para que possam ter sucesso na sua atividade”, salientou, garantindo que é responsabilidade da Câmara Municipal reforçar a competitividade económica de Braga.
Na ocasião, José Correia Fernandes afirmou que as suas empresas já estão sediadas no Parque Industrial de Adaúfe há mais de 15 anos. “Globalmente estamos satisfeitos, sobretudo porque temos segurança, uma vez que o parque durante a noite é encerrado, evitando os assaltos que antigamente se faziam sentir. Mas em termos de acessos há muito por fazer”, assegurou.
Sobre o Parque Industrial de Adaúfe, e indo ao encontro das queixas efetuadas por muitos empresários, Ricardo Rio salientou que esta é uma zona de acolhimento industrial que, pela sua “enorme” importância, merece, “no mínimo”, um investimento por parte do Município no sentido de criar melhores condições de acessibilidade e de sinalização. “As más condições dos acessos são uma das principais lacunas deste espaço, que deve ser resolvido o mais brevemente possível para criar maiores fatores de atratividade para as empresas aqui sediadas”, enfatizou.
Por fim, o candidato à Presidência da Câmara Municipal de Braga reforçou que conta com estas empresas como parceiros “incontornáveis” de uma estratégia de desenvolvimento de apoio ao investimento e de criação de emprego que os “Juntos Por Braga” querem desenvolver e alimentar para o futuro da cidade.
Antes da visita ao grupo “O Setenta”, Ricardo Rio visitou ainda as instalações da empresa Ferreira da Costa & Irmãos, Lda, que se dedica ao fabrico de produtos subsidiários à indústria. O Presidente da empresa, Domingos Ferreira da Costa, fez também questão de alertar Rio para os problemas relacionados com as acessibilidades ao Parque Industrial.