Braga deve saber promover-se junto dos jovens que efetuam intercâmbio
Integrado num ciclo de contactos que os “Juntos Por Braga” têm vindo a promover, e que pretende incentivar o diálogo e o consenso com os agentes das mais diversas áreas, Ricardo Rio reuniu com dois elementos que constituem a empresa Braga Mobility Open (Braga Mob), Tiago Barbosa e Filipe Malheiro.
A Braga Mob é uma empresa recém-criada que se dedica à organização da mobilidade internacional, estando especializada em bolsas para projetos de mobilidade europeia. “Estamos ainda a dar os primeiros passos, mas estamos já preparados para receber alunos, professores e adultos de vários países europeus. Acima de tudo, queremos providenciar-lhes em Braga uma experiência para recordar, tanto a nível profissional como cultural”, afirmaram os dois membros da empresa.
A empresa trabalha ao abrigo do Programa Leonardo Da Vinci, atribuindo estágios de curta duração para os mais jovens e visitas a empresas para professores e adultos. “O objetivo é introduzir essas pessoas no nosso mercado de trabalho e pô-las a conhecer as nossas empresas e o seu modus-operandi, fomentando ao mesmo tempo a interculturalidade e a troca profissional entre os diversos países”, garantira.
Segundo o líder do “Juntos Por Braga”, este tipo de experiências e de intercâmbios são fundamentais para permitir a partilha de conhecimentos numa sociedade onde a mundividência é fator essencial. “Devemos saber aproveitar estes projetos e o facto de recebermos pessoas de outros países para promover a nossa imagem, cultura e história da melhor forma possível. Braga tem condições para ser uma das cidades mais atrativas da Europa a nível turístico, mas para que isso aconteça é preciso que haja uma aposta clara numa estratégia de promoção da cidade”, afirmou Rio, ressaltando que essa aposta permitiraá também que empresas como a Braga Mob consigam, de forma mais simples, captar e atrair um maior número de jovens Europeus para o concelho.
Os elementos da Braga Mob acreditam que a cidade tem todas as condições de atratividade para ser do agrado dos visitantes. “Braga é um dos concelhos mais jovens da Europa, sendo que são estes o nosso principal público-alvo, e tem um património histórico único para ser desfrutado. Vamos tentar fazer com que toda a gente aprecie o período de estadia e a experiência, publicitando o nome da cidade pela Europa fora”, sublinharam.
Os membros da Braga Mob salientaram que é muito importante que a autarquia se envolva e apoie estes projetos. “Esta é uma forma fantástica de valorizarmos a cidade e de a abrimos ao exterior que deve ser aproveitada e potenciada. A Câmara Municipal pode-nos dar uma dimensão ainda maior, proporcionando-nos facilidades ao nível de parcerias para atribuição de estágios, condições de acolhimento, transporte e animação das pessoas que recebemos”, destacaram, aproveitando para agradecer o apoio incansável por parte da Junta de Freguesia de S. Victor e do seu Presidente, Firmino Marques, que os recebeu de braços abertos.
Por seu turno, o candidato à Presidência da Câmara Municipal de Braga evidenciou que os “Juntos Por Braga” farão o que estiver ao seu alcance para providenciar condições favoráveis de atuação a esta empresa no concelho. “Temos de ter consciência de que se estas empresas tiverem sucesso, Braga também terá sucesso e ficará a ganhar muito com isso. Nós somos sensíveis a esse facto e sabemos ainda que o apoio a estes projetos não envolve gastos consideráveis, mas sobretudo muita vontade de trabalhar e de fazer melhor e diferente. Podem contar com o nosso maior empenho no sentido de satisfazer as vossas necessidades e de proporcionar aos estrangeiros que nos visitam uma experiência marcante que os faça amar a cidade e regressar no futuro”, concluiu.