Sabia que...
O novo espaço GNRation foi proposto pelos “Juntos por Braga” para sede da Capital Europeia da Juventude em 2010? Os concursos de ideias prometidos por Hugo Pires nunca tiveram lugar, tendo a Fundação Bracara Augusta optado por um ajuste directo de 74.950 euros (de assinalar que o valor máximo para um ajuste directo são 75.000 euros!), para a definição do modelo de gestão...
Todavia, e não fossem suficientes os anteriores malabarismos, eis que surge a “gota de água”: um contrato de arrendamento formalizado entre a Câmara Municipal e a Fundação Bracara Augusta, que prevê uma renda mensal de, imagine-se, 150 euros mensais.
E agora, qual o futuro do GNRation? Qual a sua missão? Será uma alavanca de progresso para Braga? Ou um expediente para os clientelismos do costume?
Aquilo que começou por ser um espaço aglutinador de iniciativas culturais e empreendedorismo parece agora um local de concessão a espaços lúdicos e comerciais. Creio que se está a desvirtuar o espaço que até tinha recebido a nossa aprovação”, avança Ricardo Rio. O líder da Coligação Juntos Por Braga e candidato à Presidência da Câmara Municipal de Braga queixa-se da falta de transparência do modelo proposto, nomeadamente no que diz respeito à sua gestão. Ricardo Rio questiona mesmo o “porquê desta decisão nesta altura e não em Outubro, altura em que tudo poderia ser decidido pelo próximo executivo.
(in RUM, 14.02.2013)