Visita à EB 2, 3 de Celeirós


“A manutenção de um ensino de qualidade é uma das nossas principais preocupações”

No seguimento de um ciclo de contactos que têm por objectivo promover a cooperação e o diagnóstico com os cidadãos, associações e agentes do concelho de Braga, Ricardo Rio visitou a Escola Básica 2,3 de Celeirós. Célia Simões, diretora da Escola, acompanhou Ricardo Rio durante a visita. Este é um esforço de cooperação e diagnóstico que os “Juntos Por Braga” assumem como essencial e que, neste caso, pretende estabelecer um diálogo directo com agentes do sector da educação, incluindo Escolas, e associações representativas de Estudantes, Pais e Professores.

Ricardo Rio aproveitou a iniciativa para conhecer em detalhe as instalações da Escola e as dificuldades que esta enfrenta, e felicitou tanto a Escola como o Agrupamento de Celeirós pelo “óptimo” trabalho que têm vindo a desenvolver. O autarca assegurou que a área da educação e a manutenção de um ensino de qualidade são uma das principais prioridades do “Juntos Por Braga”. “O sector educativo está a passar por um período de transformação algo conturbado, pelo que é sempre com especial prazer que acompanhamos o bom desempenho das escolas, como é aqui o caso”, afirmou.
Célia Simões garantiu que apesar da Escola EB 2,3 de Celeirós não ter sido alvo de obras de renovação das instalações, a “constante preocupação e cuidado” com a manutenção e conservação dos espaços da escola tem permitido que a mesma ofereça óptimas condições aos estudantes. “Como podem verificar, os espaços estão em excelente estado, fruto de uma trabalho diário de preservação que é feito por docentes, funcionários e alunos. Podemos afirmar, com toda a certeza, que a Escola oferece todas as condições de aprendizagem aos alunos que a frequentam”, garantiu.

Célia Simões enalteceu também a boa relação de colaboração entre a Escola, a Câmara Municipal de Braga e as Juntas de Freguesia. A diretora destacou a importância da autarquia em lançar contínuos desafios ao envolvimento das escolas nos projetos municipais. “Temos participado em várias iniciativas desse cariz, tal como, por exemplo, a Braga Romana ou o concurso de postais dos TUB. São eventos muito importantes para estimular a intervenção cívica e a cidadania nos alunos, assim como para fortalecer a ligação à cidade”.


A directora felicitou ainda as Juntas de Freguesia pelos incentivos dados ao mérito dos alunos, defendendo a existência de mais apoios nessa área. Nesse sentido, Ricardo Rio destacou que, neste e noutros níveis, a autarquia deve assumir a iniciativa e não pode ficar “sempre à espera” de financiamentos nacionais para desenvolver “políticas inovadoras” nesta área.

O esforço de uniformização das políticas e práticas das diferentes Juntas de Freguesia abrangidas pelo Agrupamento de Celeirós foi enaltecido por Célia Simões, que sugeriu mesmo que, em prol do princípio de igualdade entre escolas, “idêntico esforço” devia ser desenvolvido a nível municipal.

Por fim, enquanto responsável pelo Agrupamento de Escolas de Celeirós, Célia Simões lamentou a existência de grandes lacunas ao nível das políticas educativas nacionais de há vários anos a esta parte. “Em matérias tão diversas como a inexistência de um orçamento próprio para as EB 1 ou a indisponibilidade de colaboradores na área da psicologia que possam fazer o acompanhamento vocacional, e não só, dos alunos, há um longo caminho a percorrer no sentido de melhorarmos a qualidade do ensino em Portugal e de o adaptarmos às necessidades dos alunos”, acredita.

Um das questões abordadas por Ricardo Rio durante a visita prendeu-se com a necessidade de introdução de critérios mais uniformes na esfera do apoio social, para que os mesmos possam permitir o apoio a um número crescente de famílias em dificuldades económicas. “Estamos a atravessar um período extremamente complicado a nível social e económico, pelo que é fundamental que exista uma sensibilidade maior para este problema, garantindo que todos os alunos recebem um apoio justo e compatível com as suas carências efectivas”, declarou Rio.

No domínio dos investimentos, o líder do “Juntos Por Braga” defendeu que as prioridades educativas futuras têm de ser orientadas no sentido da qualificação tecnológica dos diferentes níveis de ensino, otimizando assim os métodos de aprendizagem e a familiarização dos alunos com as novas tecnologias.

Braga, 7 de Fevereiro de 2013
“Juntos Por Braga”

This entry was posted on 10 de fevereiro de 2013. You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0. You can leave a response.

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