Ricardo Rio participou em fórum online com Bracarenses

Ricardo Rio participou num fórum de perguntas e respostas online. A iniciativa, organizada pelo fórum Autárquicas 2013, foi uma oportunidade para todos os interessados colocarem questões ao líder do “Juntos Por Braga” que, durante uma hora e meia, esteve ligado à internet e disponível para esclarecer todas as dúvidas colocadas pelos muitos participantes sobre os mais diversos temas da atualidade bracarense.

Para Ricardo Rio, esta foi uma iniciativa “inovadora” e bastante interessante na ótica do contacto direto com os cidadãos. “Procuramos sempre investir numa estratégia de proximidade com as pessoas, porque acreditamos que só auscultando os agentes conseguimos desenvolver políticas que vão ao encontro das suas reais necessidades”, salientou.

Nesse sentido, o líder do “Juntos Por Braga” destacou que esta é mais uma “ótima forma” de estar ligado aos bracarenses. “Sabemos a importância da internet e a ferramenta de comunicação poderosa que é. Na impossibilidade do contacto pessoal direto com todos, este é uma excelente meio de darmos feedback às pessoas”, afirmou.

Durante a sessão, que versou um conjunto vasto de temas, Ricardo Rio disse estar convicto de que 2013 será o ano do “coroar” de todo um trabalho de construção de um projeto alternativo de governação da Câmara Municipal. “Hoje, os Bracarenses conhecem, apreciam e apoiam muitas das nossas propostas, valorizam a nossa postura e antecipam as vantagens que só uma mudança efetiva da gestão da autarquia pode propiciar”, acredita.

(pode ler a participação de Ricardo Rio aqui)
O líder do “Juntos Por Braga” assumiu a ambição de reforçar a competitividade económica do concelho, que considerou ser a “prioridade das prioridades”. “É fundamental criar uma estrutura que assuma o desígnio de funcionar como uma verdadeira Agência de Investimento: promovendo a cidade, negociando condições de captação de novos projetos, fazendo a ligação entre potenciais investidores, o tecido empresarial local, as universidades e os outros organismos que podem potenciar a atividade das empresas”, expôs, garantindo que Braga tem que se assumir como um “destino natural” para novos projetos de empreendedorismo nos sectores de vanguarda, mitigando as conjunturas económicas adversas com respostas locais que potenciem a captação de investimento.

Segundo Ricardo Rio, Braga tem também de conseguir transformar o conhecimento produzido na Universidade do Minho em projetos de negócio: “O município não tem sabido aproveitar a Universidade. Para que isso se altere, é necessário a efetivação de uma rede de colaboração entre Universidade, Centros Tecnológicos e espaços de incubação de empresas - como o Ideia Atlântico, o Factory e outros que possam surgir”.

O reforço do apoio social e a melhor articulação da rede social, o incentivo de uma política de promoção turística, a valorização do vasto património da cidade, a adoção de uma gestão municipal rigorosa e publicamente escrutinada e a alteração da postura e do relacionamento da Câmara Municipal com as instituições foram outros sectores que Rio, durante o fórum, elencou como prioritários.

Muitas das questões colocadas pelos jovens que participaram no fórum estavam relacionadas com e a desertificação do centro da cidade e a escassa animação e oferta cultural em Braga. Sobre este tema, o candidato à Presidência da Câmara Municipal enfatizou que só se pode levar pessoas de volta ao centro se este oferecer condições para “atrair e cativar” essas pessoas. “Exige-se que seja desenvolvido um Programa de Regeneração Urbana integral que rejuvenesça o centro, e não uma mera cosmética dos espaços públicos, como aconteceu. Quanto à diversificação da oferta cultural, o caminho passa por dar oportunidades de afirmação ao trabalho dos agentes culturais, em vez de se municipalizar a política cultural”, enfatizou Rio, que se mostrou seguro de que dessa forma, Braga será uma cidade “moderna e apelativa para os jovens”.

A finalizar, Ricardo Rio destacou que os Bracarenses conhecem a postura de “abertura franca e de diálogo contínuo com todos” que tem sido assumida pelo “Juntos Por Braga”, assim como os seus “valores e princípios”. “A mudança faz-se também de convicções e nós estamos há muito empenhados em transformar a ação do Município para que este seja colocado sempre, mas sempre (e apenas) ao serviço dos Bracarenses e não daqueles que os ´governam´”, concluiu.

Braga, 24 de Fevereiro de 2013
Gabinete de Comunicação “Juntos Por Braga”

This entry was posted on 24 de fevereiro de 2013. You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0. You can leave a response.

Leave a Reply