Longevidade do Patrimonense é exemplo de perseverança e querer

Ricardo Rio visitou Patrimonense Futebol Clube


Englobado num ciclo de contatos com vários agentes de diferentes âmbitos de atuação, Ricardo Rio visitou o Patrimonense Futebol Clube, que está esta semana a comemorar os seus 50 anos de existência. O líder do “Juntos Por Braga”, acompanhado por João Pires, Presidente da Junta de Freguesia de S. Lázaro, e Luís Ferreira, Presidente do Patrimonense, participou num convívio na sede do clube, onde os presentes cantaram os parabéns ao Patrimonense. A iniciativa terminou com fogo-de-artifício.

Para Ricardo Rio, estar presente neste momento marcante da história do clube é um motivo de enorme orgulho e satisfação. “Este é um clube que, apesar de todos os obstáculos que teve de ultrapassar, continua a ter esta fantástica capacidade de juntar um grande número de pessoas em momentos de convívio e socialização. É um exemplo de perseverança e de querer, e demonstra bem o amor que as pessoas têm ao clube”, frisou.

Rio enfatizou a enorme importância deste tipo de associações nas zonas onde estão inseridas para reforçar a sua “identidade e a união”, como acontece neste caso no Bairro Pinheiro da Gregória. “O desporto não se faz só dos grandes clubes nem dos grandes atletas, mas faz-se fundamentalmente deste tipo de associações locais, onde os jovens encontram um lugar para praticar desporto e os mais velhos um local onde se podem reunir, passar o tempo de forma mais agradável e ajudar-se mutuamente nas dificuldades”, afiançou.

Como explicou Luís Ferreira, Presidente do clube há 15 anos, atualmente o Patrimonense tem apenas Futebol Juvenil. “Temos uma equipa de Juvenis que atua na II Divisão Regional. O nosso principal objetivo passa por tirar os miúdos dos maus vícios, e do que temos conhecimento nenhum jovem que passou por este clube se meteu por maus caminhos. Para mim e para os meus colegas de direção essa é a maior alegria que temos”, afirmou, salientando que os jogadores que alinham nos Juvenis não têm de pagar “nem um cêntimo” para jogar: “Sabemos das dificuldades com que vivem muitas famílias e a nossa política passa promover o desporto e não excluir nenhum miúdo. Nesse âmbito, temos tido um grande sucesso”.

Segundo Luís Ferreira, o Patrimonense vive com enormes dificuldades financeiras, que reduzem a margem de manobra da direção. “Chegamos a realizar na nossa sede muitas outras atividades de caráter lúdico e cultural, como aulas de música, mas neste momento não dispomos de condições nem de recursos humanos para o continuar a fazer. Felizmente, temos contado com o apoio da Junta de Freguesia de S. Lázaro e do seu Presidente, João Pires, que nos tem apoiado em todas as nossas necessidades e ao qual temos muito a agradecer”, referiu.

Nesse sentido, o candidato à Presidência da Câmara Municipal de Braga manifestou a sua intenção de colaborar e apoiar os clubes do concelho, e lembrou que enquanto oposição sempre defendeu medidas de apoio às camadas jovens dos clubes amadores. “Estamos bem cientes da importância valiosa destas associações e, quando estivermos na liderança da autarquia, é garantido que podem contar com a nossa ajuda para continuarem a desenvolver a vossa atividade”, assegurou, falando diretamente aos associados do Patrimonense.


Época sem atividade prejudicou o clube

No passado, o Patrimonense, que tinha Futebol Sénior e Atletismo, viveu momentos de glória e chegou a ter mais de 550 associados. “ Na época 78/79 fomos campeões da III Divisão Distrital e na nossa secção de atletismo chegaram a fazer parte atletas como a Albertina Machado”, enfatizou o Presidente, sublinhando que vários problemas obrigaram a extinguir estas modalidades no clube.

Em 1997, o Patrimonense passou pelo seu momento mais complicado, tendo estado sem atividade e com a sede fechada. Nesse ano, o clube perdeu grande parte dos seus associados. “Foi nessa altura que a nossa direção tomou conta do clube e, com muito esforço e suor, conseguimos voltar a erguer o Patrimonense. Mas o clube perdeu muito com o período de inatividade e ainda agora continuamos a trabalhar no sentido de voltar a atingir a grandeza que já tivemos”, disse.

Para o futuro, o objetivo passa por manter o escalão juvenil e reabrir a secção de Atletismo. O futebol sénior é um sonho antigo, mas que Luís Ferreira sabe ser difícil de realizar. “Gostávamos muito de reativar a equipa sénior. Muitos associados e jovens com interesse em ingressar na equipa estão-nos a pressionar nesse caminho, mas sabemos que, por motivos financeiros, é muito complicado”, lamentou.

A concluir, Luís Ferreira mostrou-se orgulhoso do carinho e amor que os ex-jogadores e ex-dirigentes do Patrimonense guardam pelo clube: “Quem por aqui passa, fica a gostar deste clube. Isso é bem ilustrativo pela quantidade de inscrições que já recebemos para o nosso jantar de comemoração dos 50 anos, com várias pessoas a afirmaram que fazem questão de estar presentes”.

This entry was posted on 15 de maio de 2013. You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0. You can leave a response.

Leave a Reply